Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Informe do Legislativo - Segunda Edição

Leitores de placas instalados junto a câmeras de videomonitoramento da PM


O número de veículos furtados no Brasil e em Santa Catarina aumentou consideravelmente nos últimos anos.
Em Lages a situação não é diferente. A cidade está localizada ao Centro do Estado, é cortada por duas rodovias federais a BR-116 e BR-282. O município está próximo também da BR- 470, além de diversas rodovias estaduais, as quais servem de rota de fuga para veículos empreenderem fuga.
Tomando por base a dificuldade que a polícia tem para solucionar este tipo de crime sem contar com nenhum equipamento que os ajude na identificação dos veículos, o vereador João Chagas, encaminhou ao Comandante da Policia Militar de Santa Catarina, Coronel Valdemir Cabral, a moção legislativa 121/2014, aprovada na sessão deliberativa de segunda-feira, 26.
Nela, o legislador sugere que a PM utilize sistema de leitura de placas dos veículos para obter informações sobre alterações como furtos ou qualquer outro problema de documentação.
Sistema semelhante já está sendo utilizado pelos agentes de trânsito em Lages, por isso, para facilitar, Chagas sugere que seja firmado convênio com a prefeitura do Município para uma parceria em compartilhamento de imagens para captura destas informações.

Parque infantil na EEB General Pinto Sombra é solicitado


A proposta é do vereador Adilson Roza (Padeiro). Ele encaminhou o requerimento 065/2014 solicitando a construção de um parque infantil no EEB General Pinto Sombra, no bairro Guarujá ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e ao secretário Regional de Lages, João Alberto Duarte. “No colégio falta um local para atividades recreativas, sendo assim, sabendo da necessidade de um espaço para as crianças brincarem e se divertirem saindo da sala de aula e contribuindo para o seu bem estar social, estou a pedido dos pais e professores fazendo essa solicitação ao governo do Estado”.


Obrigatoriedade de guardrails duplos na malha viária do país


Não raros são os casos de motociclistas que diante de inúmeros fatores como óleo na pista ou mesmo a má conservação de parte da malha viária, sofrem acidentes caindo da moto e deslizam na via até se chocarem no guardrail. Como atualmente não há obrigatoriedade de instalação de guardrails duplos na malha viária do país, diariamente ocorrem inúmeros casos de motociclistas dilacerados e/ou mutilados, pois os tradicionais guardrails se transformam em navalha quando o motociclista colide nele.
Por isso, o vereador Marcius Machado apresentou na sessão deliberativa de segunda-feira 26, o requerimento 068/2014, encaminhado ao deputado federal, Jorginho Mello, solicitando que o mesmo contribua para que as licitações, que tenham por objeto pavimentação ou conservação da malha viária do país, tenham tratem como obrigatória no edital do certame licitatório a instalação de guardrails duplos, bem como, os que hoje já se encontram instalados, sejam urgentemente adaptados para guardrails duplos.

Abrigos de passageiros de ônibus cobertos nas marginais da BR-282


As marginais da BR-282 já foram liberadas para uso de veículos e pedestres e inclusive para o transporte público municipal e, com isso, os usuários deste tipo de transporte tem sofrido com a falta de abrigos de passageiros de ônibus. Como a tendência é a expansão das vias marginais o vereador Pastor Mendes, visando amenizar o sofrimento das pessoas que precisam esperar pelo transporte público nas vias marginais, pede no requerimento 071/2014, aprovado na sessão de segunda-feira 26, que sejam colocados abrigos de ônibus cobertos. “Ao longo destas vias foram colocadas apenas placas indicadoras de parada de ônibus e nada de abrigos e, com isso, as pessoas que necessitam usar o transporte público precisam esperá-lo no tempo, pegando chuva, sol e frio”, disse Mendes.
A implantação de abrigos para passageiros de ônibus cobertos nas marginais da BR-282 beneficiará moradores de 11 bairros de Lages, como: São Paulo e Vila Mariza, beneficiando também, os bairros São Francisco, Passo Fundo, Frei Rogério, Conta Dinheiro, Gethal, Santa Maria, Jardim Cepar, Bathes (Cohab III) e Jardim Panorâmico.
O documento foi encaminhado ao superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit de Santa Catarina, Vissilar Pretto e ao supervisor de Unidade Regional do Dnit, Enio Jacobos Spieker.

Texto: Lizzi Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva