O encontro, direcionado aos profissionais que atuam nesta área de atendimento da assistência social de todo o país, ocorreu na cidade de Maceió, Estado de Alagoas
A equipe técnica do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) e do Acolhimento, através da psicóloga Gabrielle Coelho Baccin e do assistente social Wander Galvão Fernandes, participaram recentemente do curso de aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua. O encontro, direcionado aos profissionais que atuam nesta área de atendimento da assistência social de todo o país, ocorreu na cidade de Maceió, Estado de Alagoas.
De acordo com Wander, o evento teve como objetivo a troca de saberes, experiências e práticas no trabalho realizado em cada equipamento. Estão previstas mais duas capacitações, uma no mês de outubro, em Porto Alegre (RS), e outra no início do ano que vem em Florianópolis (SC). “Neste mês de setembro estive também no Seminário Nacional de Tuberculose, Acesso e Populações mais Vulneráveis, além de ser coautor de um trabalho de experiência em epidemiologia, prevenção e controle de doenças, que será apresentado em Brasília”, explica.
E Gabrielle ressalta que é fundamental a participação da equipe técnica nos cursos e capacitações, pois a população em situação de rua ainda causa fatores de estranhamento e falta de conhecimento na sociedade como um todo. “A Secretaria de Assistência Social, através da coordenação do Centro Pop e Acolhimento, nos proporcionam capacitações para atendermos cada vez melhor nossos usuários. Com estes cursos discutimos importantes temas em nível nacional e realizamos a troca de relatos com profissionais que atuam diretamente no desenvolvimento de políticas públicas para as pessoas em situação de rua”, diz.
O trabalho está sendo repassado para as demais secretarias que atuam nos serviços em rede da diretoria de média e alta complexidade da Assistência Social, como é o caso da Saúde. O Centro Pop é uma unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial. Seu atendimento é caracterizado pela abordagem social, encaminhamento das pessoas aos serviços da rede e o acolhimento dos usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva