“Muitos jovens depredam o patrimônio público como forma de protesto por alguma insatisfação social. Precisamos mostrar que esta não é a melhor forma de agir, que devemos cuidar do que é de todos e ser mais cidadãos.” Marcos de Souza
Seguem abertas até o dia 30 de outubro as inscrições para escolas interessadas em participar do concurso de jingles da campanha de preservação do patrimônio público “Sua cidade, sua casa”, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e parceiros. Nesta terça-feira (30) os professores de educação física da rede municipal participaram de uma formação para atuarem como disseminadores da campanha nas escolas.
O cadastro pode ser feito através do site da prefeitura, www.lages.sc.gov.br, disponível a escolas municipais, estaduais e particulares. Cada instituição pode inscrever quantos grupos quiser, com cinco alunos cada, do 6° ao 9° ano. Uma comissão julgadora avaliará os trabalhos e premiará os três primeiros colocados com um passeio à Pousada Rural do Sesc, incluindo lanche e almoço. Também terá uma visita ao Parque Natural Municipal, com direito a piquenique. Os três melhores trabalhos serão apresentados nas escolas, espaços públicos e na imprensa.
O objetivo é sensibilizar estudantes e a comunidade para a conservação dos bens públicos. Nos últimos tempos foi constatado aumento da depredação por grupos de vandalismo. Segundo dados da Fundação Municipal de Esportes (FME), cerca da metade das Academias da Terceira Idade (ATIs) estão depredadas, além de praças, pontos de ônibus e lixeiras que sofrem ações de vandalismo diariamente. “A ideia é dar continuidade à campanha no ano que vem, com outras ações de conscientização das crianças e adolescentes nas escolas”, diz a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato.
Os professores capacitados receberão material de apoio como artigos, vídeos e revistas que tratam do tema para atuarem dentro das salas de aula e facilitar o processo de conscientização. “Muitos jovens depredam o patrimônio público como forma de protesto por alguma insatisfação social. Precisamos mostrar a eles que esta não é a melhor forma de agir, que devemos cuidar do que é de todos e ser mais cidadãos”, comenta o diretor da FME, Marcos de Souza. A entidade e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Instituto José Paschoal Baggio, Polícia Militar, Polícia Comunitária e o Sesc Pousada Rural são alguns dos apoiadores.
(Foto: Marcio Avila)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva