Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Em Lages, seminário regional debate PPP para investimento em infraestrutura e mobilidade

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou em Lages o seminário “Parcerias público-privadas: uma alternativa para investimentos na infraestrutura catarinense”. O evento, ocorrido na terça-feira (18), na sede do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), contou com a parceria da KPMG empresa global, que atua em três pilares: auditoria, tributário e consultoria e com o apoio institucional da SCPAR e da OAB/SC.
Num primeiro momento, o consultor especialista em parcerias público-privadas (PPP) e sócio da KPGM, Charles Sharamm, apresentou experiências e conceitos das PPPs, como podem ser aplicadas, as vantagens que esse modelo traz para a sociedade, como o empresariado pode se inserir nesse processo e como o poder público pode construir melhores políticas públicas utilizando essa ferramenta. O especialista destaca que existe a necessidade da sociedade como um todo participar do projeto e entender que há um custo que será compartilhado, parte pelo poder público. O benefício será a melhoria da gestão e serviço com qualidade até comparada em níveis internacionais, e, especialmente, para o cidadão no dia-a-dia. “Não tenho dúvida que Santa Catarina, pujante, forte também vai se utilizar desta ferramenta, até porque já tem dentro das suas áreas de governo pessoal qualificado para implantar projeto desta natureza”.
O presidente da SCPAR, Paulo César da Costa, acredita na implantação e utilização de parcerias público-privadas como forma de atender com mais agilidade as necessidades percebidas no Estado. “No caso da duplicação da BR282, por exemplo, vejo que a solução está na utilização de PPPs. Se aguardarmos apenas por recursos do Estado ou da União, levará muitos anos para termos esta importante obra”.

Plano de Mobilidade de Santa Catarina

 
O período da tarde foi dedicado à apresentação da segunda etapa do Plano de Mobilidade de Santa Catarina. A realização dos seminários regionais está dentro do planejamento estratégico da Federação, que visa aumentar a competitividade da indústria e da sociedade catarinense. O vice-presidente da Fiesc, Mario Cézar de Aguiar, esclarece que a mobilidade foi identificada como um problema sério para o desenvolvimento do Estado. “Os seminários têm o objetivo de identificar os gargalos das regiões, ouvindo a sociedade civil organizada, e dentro da visão de cada região identificar também as possíveis soluções”.
Depois desse processo, a Federação deve compilar os dados e entregar um documento às autoridades constituídas no sentido de alertar para os problemas levantados. O último seminário acontecerá no dia 04 de dezembro, em Florianópolis. O documento será entregue no inicio de 2015. “Cabe à federação das indústrias organizar esses movimentos, formatar esse documento e entregar às autoridades constituídas”, declara.
Na Serra Catarinense: Na região, os pontos levantados foram: a questão do modal rodoviário, melhoria das rodovias BR282, 470 e 116, que são artérias extremamente importantes e que precisam ser duplicadas em alguns trechos, modificadas algumas curvas, alguns gargalos melhorados e, ainda, a questão do aeroporto regional e o seu funcionamento, assim como outras ações que, se implementadas, trarão benefícios à região.
O objetivo é obter do setor industrial informações sobre as dificuldades percebidas e receber sugestões, visando à construção de um documento propositivo para a melhoria da mobilidade regional. “No seminário, debatemos, levantamos problemas e possíveis soluções que, com certeza, contribuirão de maneira bastante positiva para a confecção de um documento global, voltado às ações que visam o desenvolvimento de todo o Estado”, finaliza o vice-presidente da Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC) na Serra Israel Marcon.
Participaram também da reunião, empresários, presidentes e executivos dos sindicatos patronais de Lages e região, prefeitos, vice-prefeito de Lages, Toni Duarte, secretários municipais e estaduais, representante do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a deputada federal eleita, Carmen Zanotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva