O reitor da Unoesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), professor Aristides Cimadon, emitiu nota nesta sexta-feira, 20, protestando contra a alteração nas regras de aditamento de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), anunciadas na semana passada pelo MEC.
Pela nova regra, não é possível aditar renovações de contratos de financiamento estudantil para estudantes de instituições de ensino superior que reajustaram suas mensalidades acima de 6,41%.
Cimadon explica que as associadas ao Sistema ACAFE utilizam como critérios para atualização dos valores das mensalidades, a Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870/1999), que leva em conta os custos reais de inflação, como energia elétrica, aumento de salários, e outros componentes, o que ultrapassa o índice oficial de inflação (6,41%).
“Não há, no entanto, até a presente data, alusão ao índice de 6,41% em atos normativos, inclusive nos parâmetros de composição das mensalidades determinados pela Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870)”, afirma.
Diante do cenário, o Sistema ACAFE está articulado com os demais órgãos que aglutinam instituições de ensino superior, especialmente o segmento Comunitário, buscando negociação perante o MEC. “As organizações educacionais brasileiras foram surpreendidas com essa decisão. Queremos negociar e precisamos chegar a uma acordo para que as instituições não sejam penalizadas”, asseverou Cimadon.
MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva