Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Movimento em prol da reabertura do parque Parque Nacional de São Joaquim

Deputado Gabriel Ribeiro se une ao movimento em favor da reabertura do parque 
Autoridades, guias turísticos, empresários e representantes de entidades de classe foram a Câmara de Vereadores de Urubici, ontem (10) à noite, reivindicar a reabertura do Parque Nacional de São Joaquim. O ecoturismo foi suspenso por determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), causando prejuízos a economia local. O relatório aponta que a “visitação desordenada tem causado degradação ambiental e impactos significativos em áreas frágeis”. Porém, a promotoria de justiça afirma que jamais recebeu qualquer denúncia relacionada a danos ambientais ocasionados pela exploração comercial do local.
O movimento em favor da reabertura do parque está sendo liderado pelo Instituo Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon). O deputado estadual Gabriel Ribeiro abraçou a causa, e tentará revogar a determinação do ICMBio. “O turismo alavancou o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo parque, e a suspenção do ecoturismo é um retrocesso. Vamos procurar os órgãos competentes para buscar uma solução rápida e sustentável”, disse o deputado.
A criação de um plano de manejo que permita a exploração da área é defendida por todos. Porém, o ICMBio pretende reabrir o parque somente após a aprovação do plano, enquanto o Isecon pede que as visitações não sejam suspensas no período de elaboração do documento.
O parque nacional de São Joaquim tem 49 mil hectares, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Orleans e Grão Pará. Os cartões postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva