Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Programa Lixo Orgânico Zero está entre os 20 melhores do país

“É um orgulho para nós termos alcançado essa posição em pouco mais de dois anos de atuação. Os parceiros que acreditaram e abraçaram esse projeto foram os grandes protagonistas desta caminhada de sucesso.” Silvia Oliveira
O programa Lixo Orgânico Zero, desenvolvido em instituições e escolas municipais e estaduais de Lages há dois anos, foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente, em um grupo de 20 projetos em todo o Brasil, como uma “Ação Referência Educares”. Isso significa que o programa está entre as 20 melhores ações de educação ambiental do país, que promovem soluções para os resíduos sólidos gerados nas cidades.
O projeto Lixo Orgânico Zero é uma iniciativa com diversos parceiros, como as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, Gerência Regional de Educação (Gered), Serviço Social do Comércio (Sesc), Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), organizado a partir do Grupo Garis. “É um orgulho para nós termos alcançado essa posição em pouco mais de dois anos de atuação. Sabemos porque chegamos nesse ponto. Não é somente porque temos uma proposta simples e acessível a qualquer cidadão. Os parceiros que acreditaram e abraçaram o projeto foram os grandes protagonistas desta caminhada de sucesso”, comenta Silvia Oliveira, responsável pela Educação Complementar do Sesc e integrante do projeto.
Participação das escolas: Além da comunidade, o programa teve a adesão de 96 escolas municipais, entre Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs), estas no interior do município. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Educação, Katja Volkert Dal Pont, praticamente todas as escolas reaproveitam o lixo orgânico.
Outro projeto que é desenvolvido paralelamente ao programa é o “Hortas Escolares”, na rede municipal. Todo o lixo recolhido nas unidades se transforma em adubo para as hortas e jardins, de forma natural, através da compostagem. As atividades têm envolvimento direto dos alunos como forma de educação ambiental nas escolas, de forma prática e dinâmica.

(Foto: Toninho Vieira)

Um comentário:

  1. A cidade de Lages está de parabéns pois possui um dos maiores índices de compostagem caseira do país. Cerca de 35% das residências utilizam os resíduos orgânicos na própria residência, utilizando-os na horta e jardim. Isto representa uma grande economia de dinheiro público na coleta e disposição final do lixo (aterro sanitário) além de aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva