Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Turismo apresenta balanço do Natal Felicidade

“Nossa intenção é diminuir custos para o poder público, sem deixar de fazer um grande evento.” Flávio Agustini 
O secretário de Turismo, Flávio Agustini, apresentou nesta segunda-feira (23) um balanço geral sobre o Natal Felicidade ao prefeito interino Toni Duarte. Foram repassados orçamentos, números gerais, envolvimento de colaboradores e setores da administração municipal na realização do evento, impactos sociais e no comércio lageano durante o período e aceitação da comunidade.
Durante os 23 dias de evento foram centenas de apresentações artísticas e culturais que movimentaram a cidade, com envolvimento de 2.400 artistas locais, regionais e até mesmo nacionais. No calçadão da praça João Costa, o espetáculo Magia das Águas foi apresentado 74 vezes ao público, assim como a projeção mapeada na Catedral Diocesana que emocionou a plateia 46 vezes (duas por noite). E uma novidade do ano passado foram as apresentações no teatro Marajoara com espetáculos que atraíram aproximadamente três mil pessoas de todas as idades.
A estimativa da Polícia Militar é de que o Natal Felicidade tenha atraído um público estimado de 400 mil pessoas que circularam pelas ruas centrais, praças e calçadões. O comércio foi um dos setores mais beneficiados com a vinda de pessoas de toda região e de outros Estados. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), Lages liderou as vendas neste período. Os artesãos locais também tiveram seu espaço, através da feira regional instalada na praça João Costa, no coração da cidade. Os associados comercializaram em torno de 2,5 mil produtos.
Planejamento para 2015: Passado o balanço e reavaliações sobre a edição anterior e segunda da atual administração, o desafio está em planejar e elaborar o Natal Felicidade deste ano. Uma das preocupações do prefeito Toni é desonerar custos para o município. O investimento no ano passado ficou em torno de R$ 300 mil por parte da prefeitura. Uma das formas, de acordo com o secretário Flávio Agustini, é angariar recursos através do Ministério da Cultura, com projetos aprovados pela Lei Rouanet, e a contribuição da iniciativa privada, com engajamento de patrocinadores.
Todo o material utilizado na decoração foi recolhido, revisado e armazenado para reutilização neste ano. O projeto já foi cadastrado no governo federal, além da solicitação de outras fontes de financiamento, como o governo do Estado. Em breve a edição 2015 será lançada, quando iniciarão as conversações com empresas interessadas em participar e colaborar. “Nossa intenção é diminuir custos para o poder público, sem deixar de fazer um grande evento. Empresas que participarem podem deduzir do imposto de renda do lucro real, o que também é uma vantagem para a iniciativa privada”, explica o secretário.

(Foto: Marcio Avila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva