A vice-líder do PPS na Câmara, deputada Carmen Zanotto apresentou projeto que pune provedores de computadores que deixarem de prestar informações de dados sobre crimes envolvendo crianças e adolescentes na internet. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA ) e prevê punição de três a seis anos e multa a quem descumprir a lei.
Na avaliação da parlamentar, a iniciativa tem como objetivo inibir a prática delituosa contra crianças e adolescentes, que, a cada dia, são vítimas deste tipo de crime na internet.
“A falta de punição a quem descumprir a lei gera impunidade. A disponibilização tardia das informações solicitadas pelas autoridades é um incentivo ao crime ", argumentou.
Para Carmen, o Marco Civil da Internet, aprovado em 2014, trouxe importantes avanços para a normatização de atividades que ocorrem na rede de computadores, notadamente no tocante à disponibilização de informações da parte dos provedores, mas a parlamentar critica a ausência de punição quem desobedecer a ordem judicial.
A proposta apresentada pela deputada foi sugerida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude. “É preciso que esta Casa acolha está proposição que visa tão somente dirimir a lacuna deixada no ordenamento jurídico”, afirmou a parlamentar.
Assessoria PPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva