A vice-presidência regional da Fiesc – Serra Catarinense reuniu, na quinta-feira (26), industriais, presidentes e executivos de sindicatos, diretores e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Em pauta, importantes assuntos como a adequação das indústrias da região à Norma Regulamentadora (NR-12), que estabelece regras para a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos.
O Senai apresentará às empresas que não possuem inventário atualizado uma forma de consultoria para que façam o levantamento de máquinas e equipamentos a fim de atender às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para discutir e formalizar um cronograma de atividades, todos os sindicatos e industriais devem participar de reunião executiva no dia 15 de abril, às 8h30min, na sede da Fiesc em Lages.
Workshop de Sensibilização para a Inovação: A reunião tratou ainda do Workshop de Sensibilização para a Inovação. O evento, promovido pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e vice-presidência regional, será realizado no dia 9 de abril, às 10h, também na Associação.
O objetivo é trazer aos gestores das indústrias alguns conceitos, cases e práticas acerca do entendimento da inovação para a indústria da Serra Catarinense.
“É uma oportunidade para os industriais conhecerem o trabalho do IEL e trazerem ideias para orientação. É um momento para descobrirem se podem ser enquadradas como inovadoras para posterior captação de recursos financiáveis ou outras estratégias”, destaca a coordenadora regional IEL/SC Lages, Fabíola Gargioni de Lima.
Fabíola trouxe ao conhecimento de todos o fato de o IEL ser o agente oficial de estágios obrigatórios do Senai. “A partir de agora, os estágios obrigatórios não terão mais custo. Uma oportunidade para colocar a teoria na prática dentro das indústrias da região”.
O diretor do Senai, Telmo Coelho, apresentou novidades sobre a nova fase do movimento ‘A Indústria pela Educação’. Segundo ele, os trabalhos para a constituição do Fórum de Educação estão bastante avançados. “Devem participar do Fórum pessoas que tenham algum tipo de envolvimento e comprometimento com a melhoria da qualidade da educação na região”, enfatizou.
A meta desta nova fase é elevar o nível de escolaridade básica em 63% e qualificar em nível profissional 100% dos trabalhadores da indústria.
O vice-presidente Regional, Israel Marcon, que comandou todos os trabalhos, lembrou sobre a realização do planejamento estratégico dos sindicatos, marcado para ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de março. “Será um momento muito importante de discussão e decisão sobre o planejamento estratégico dos sindicatos”, disse ele, destacando que todos os envolvidos devem participar.
Texto e fotos: Catarinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva