Entre os principais assuntos abordados, a reflexão sobre o atendimento à pessoa em situação de crise/urgência/emergência, desenvolvimento de habilidades para o atendimento e avaliação de risco na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em saúde mental. Os assuntos foram ministrados por seis palestrantes. Para as duas profissionais, a novidade compreende a abordagem do sofrimento psíquico (crise/urgência/emergência), na perspectiva da reforma psiquiátrica, que difere do modelo centrado apenas na intervenção médica.
A abordagem multiprofissional, a partir do entendimento ampliado de saúde, leva em conta a multiplicidade de fatores que podem estar envolvidos no adoecimento psíquico e na instalação de quadros agudos transitórios. “O evento buscou ampliar o entendimento e atribuições das equipes de saúde, nos diversos pontos de atenção para o atendimento integral ao sujeito em sofrimento psíquico agudo, respeitando sua singularidade”, observa Patrícia.
Em Lages, a capacitação poderá ser aplicada em práticas dos três Caps e do Centro de Atenção à Saúde Mental (Casm). Conforme as duas psicólogas, os profissionais se tornam melhor capacitados sobre o “fazer”, para encaminhamentos efetivos para a rede de cuidados, de maneira que o paciente continue sendo acompanhado após a crise, oportunizando, de fato, um cuidado integral.
(Foto: Divulgação/Cao Ghiorzi/Nilton Wolff)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva