A Secretaria de Infraestrutura construiu lombadas recentemente nos bairros Santa Helena, Penha, Habitação, Bela Vista, Santa Catarina, São Pedro, São Francisco e Bom Jesus. Outros bairros contarão com essa ferramenta de redução de velocidade
No decorrer deste sábado (14), a Secretaria de Infraestrutura implantará três lombadas físicas no trecho com pavimento asfáltico da Cirilo Vieira Ramos, revitalização inaugurada no ano passado, próximo ao Clube Caça e Tiro 1º de Julho. Duas delas serão implantadas em um dos lados da via e a outra, na travessa da largura da caixa da rua. O término dos serviços depende das condições estáveis do tempo e do fornecimento regular de massa asfáltica pela empresa vencedora de processo licitatório. Se os trabalhos transcorrerem como planejado, na segunda-feira estarão prontas.
Neste sábado, o tráfego de veículos será monitorado por agentes municipais da Diretoria de Trânsito (Diretran) durante a execução das obras. “A sinalização vertical já está colocada no local para que os motoristas vão se acostumando e redobrando a atenção em relação à velocidade permitida para passagem sobre as lombadas”, alerta a executiva da Secretaria de Infraestrutura, Cristiane da Boit.
As lombadas físicas foram motivo de pedido dos moradores devido ao risco iminente de acidentes por conta de excessos de velocidade. Segundo Cristiane, esta é uma reivindicação dos moradores da região. A pintura amarela da sinalização horizontal diagonal será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Caraterísticas técnicas: O gerente de Trânsito da Diretran, Adailton Camargo, explica que as regulamentações para a implantação de lombadas físicas constam no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São considerados, pela Diretran, os índices significativos e de potencial de acidentes na via. A taxa de declividade não pode ser superior a 6% nas vias urbanas e de 4% nas rodovias, ou seja, a visibilidade pelo para-brisas não pode ser prejudicada, como pode acontecer nas descidas.
Outra medida que serve como fator para a implantação de lombadas é o não poder haver curvas e ser via pavimentada. “Recebemos cerca de 20 pedidos mensalmente de lombadas em estradas não pavimentadas, pois não há meios-fios e nem marco de calçada. Tentamos explicar e conscientizar os moradores, pois não é permitido”, ressalta.
Lombadas recentes e as futuras: A Secretaria de Infraestrutura implantou lombadas físicas recentemente nos bairros Santa Helena, Penha, Habitação, Bela Vista, Santa Catarina, São Pedro, São Francisco e Bom Jesus. Em breve receberão lombadas físicas as ruas Doutor Acácio e Fortunato Dias Batista, no Coral; José Ribas Pinto, no Bela Vista; Osvaldo Aranha, no cruzamento com a Glicério Pereira, no São Luiz, e Raimundo Correia, no Santa Rita.
(Foto: Toninho Vieira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva