O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para o projeto (PDC 1442/14), de autoria da deputada Carmen Zanotto, que susta o artigo da resolução do Ministério da Saúde (1.253/13) que torna o exame prioritário apenas a partir dos 50 anos. Atualmente, a idade mínima para indicação de mamografia pelo Sistema Único de Saúde é de 40 anos.
A aprovação da proposta de Carmen possibilita a inclusão da matéria na pauta de votação. O requerimento foi apresentado pelo líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), e contou com o apoio de todos os líderes partidários.
Para a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), a norma contraria direito já garantido por lei (Lei 11.664/08), que determina que toda mulher a partir dos 40 anos tem direito a realizar mamografia pelo SUS.
A parlamentar considerou ainda a restrição do Ministério da Saúde um retrocesso no financiamento desse tipo de exame. "A prevenção do câncer de mama é fundamental, por isso que nós apresentamos esse projeto de decreto legislativo para que a gente restabeleça a realização das mamografias a partir dos 40 anos de idade”, afirmou Carmen Zanotto.
Aproximadamente 13 mil mulheres morrem por ano no Brasil devido ao câncer de mama, o que corresponde a 2,5% das mortes femininas no país. Dentre as mulheres que estão na estatística, a maioria morre por falta de informação ou tratamento correto.
Cura: De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia é o meio mais indicado para o diagnóstico desse tipo de câncer. "A mamografia é o único exame com o qual nós conseguimos diagnosticar o câncer de mama numa fase inicial e que possibilita que a paciente tenha uma chance de cura em torno de 95%. Isso não é possível com outros exames, como a ultrassonografia ou simplesmente com o toque nas mamas, conhecido como autoexame”, alertou a deputada.
Assessoria PPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva