“E apostando no espírito desenvolvimentista desta administração municipal, acreditamos poder contar com sua participação para esse empreendimento.” Edilson Sergio Binotto
O diretor-presidente da Transportadora Binotto, Edilson Sergio Binotto, visitou o prefeito interino Toni Duarte na manhã desta quinta-feira (19), quando entregou-lhe uma carta de intenção referente à implantação de uma Estação Aduaneira de Interior (Eadi), conhecida como porto seco, em Lages, sistema criado pela Receita Federal na década de 1990 para aliviar o fluxo de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteiras em todo o Brasil.
Estabelecida no município há mais de 40 anos e com larga experiência em operação e gestão de armazéns gerais, a Binotto argumenta que Lages está situada numa área geográfica privilegiada. “Além de possuir importante entroncamento rodoferroviário, que acessa grandes centros industriais, portos e aeroportos”, acrescenta. “Estamos diante de um quadro de iminente expansão econômica gerada pela implantação de novas indústrias, além das já existentes na região com forte perfil importador/exportador”, defende o empresário.
O documento entregue ao chefe interino do poder Executivo traz um mapa de Santa Catarina com as interligações rodoviárias federais – BRs-101, 116, 153, 158, 163, 280, 282 e 470. “Este é um assunto que foi tratado na década dos anos 2000 e agora estamos retomando a questão, haja vista que os portos estão com seus espaços ocupados quase em sua totalidade. Uma alternativa é o porto seco em Lages”, entende.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda trabalhará nos encaminhamentos junto à Receita Federal. “Viabilizaremos o que depender do município”, afirma Toni. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, participou da reunião. “A distância de Lages até as capitais dos três Estados, além dos motivos geográficos, também possibilita que Lages seja um centro logístico. Com o aval do prefeito poderemos dar sequência ao projeto. São várias etapas a serem cumpridas, incluindo a destinação de uma área territorial”, explica Chiodelli. Será agendada reunião com o delegado da Receita Federal, Carlos Alberto Padlipskas.
(Foto: Sandro Scheuermann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva