Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Prefeito recebe carta de intenção de empresário para implantação de porto seco

“E apostando no espírito desenvolvimentista desta administração municipal, acreditamos poder contar com sua participação para esse empreendimento.” Edilson Sergio Binotto 
O diretor-presidente da Transportadora Binotto, Edilson Sergio Binotto, visitou o prefeito interino Toni Duarte na manhã desta quinta-feira (19), quando entregou-lhe uma carta de intenção referente à implantação de uma Estação Aduaneira de Interior (Eadi), conhecida como porto seco, em Lages, sistema criado pela Receita Federal na década de 1990 para aliviar o fluxo de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteiras em todo o Brasil.
Estabelecida no município há mais de 40 anos e com larga experiência em operação e gestão de armazéns gerais, a Binotto argumenta que Lages está situada numa área geográfica privilegiada. “Além de possuir importante entroncamento rodoferroviário, que acessa grandes centros industriais, portos e aeroportos”, acrescenta. “Estamos diante de um quadro de iminente expansão econômica gerada pela implantação de novas indústrias, além das já existentes na região com forte perfil importador/exportador”, defende o empresário.
O documento entregue ao chefe interino do poder Executivo traz um mapa de Santa Catarina com as interligações rodoviárias federais – BRs-101, 116, 153, 158, 163, 280, 282 e 470. “Este é um assunto que foi tratado na década dos anos 2000 e agora estamos retomando a questão, haja vista que os portos estão com seus espaços ocupados quase em sua totalidade. Uma alternativa é o porto seco em Lages”, entende.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda trabalhará nos encaminhamentos junto à Receita Federal. “Viabilizaremos o que depender do município”, afirma Toni. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, participou da reunião. “A distância de Lages até as capitais dos três Estados, além dos motivos geográficos, também possibilita que Lages seja um centro logístico. Com o aval do prefeito poderemos dar sequência ao projeto. São várias etapas a serem cumpridas, incluindo a destinação de uma área territorial”, explica Chiodelli. Será agendada reunião com o delegado da Receita Federal, Carlos Alberto Padlipskas.

(Foto: Sandro Scheuermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva