A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu, ontem, em audiência pública na Comissão de Seguridade Social, que o Ministério da Saúde faça um esforço para melhorar o atendimento dos pacientes renais crônicos, principalmente daqueles que moram em locais mais distantes dos centros de tratamento de hemodiálise.
“É preciso que o poder público volte o seu olhar para a grave situação desses doentes, que precisam se deslocar para locais distantes para receberem esse tratamento fundamental para sua sobrevivência”, pediu Carmen, ao dirigir-se a José Eduardo Fogolin, coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde.
De acordo com Carmen, o renal crônico tem de deslocar de três a seis horas para ir e voltar do serviço de hemodiálise. Isso faz com que a qualidade de vida piore cada vez mais. “É muito importante que o SUS melhore o acesso desses doentes ”, reafirmou.
A deputada foi uma dos autoras do requerimento de audiência pública. Na reunião, Gilson da Silva, presidente da Associação dos Renais e Transplantados do Rio de Janeiro, classificou de “tragédia anunciada” a situação das pessoas doentes renais no país. “As filas são imensas para a primeira diálise. E quando se encontra uma vaga é numa localidade muito distante. Isso faz com que muitos desistam do tratamento”, relatou.
Mais de 90 por cento do atendimento desses pacientes é realizado em clínicas conveniadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Carmen Zanotto é autora de projeto de lei que concede a esses doentes os mesmos direitos que são dados às pessoas portadoras de deficiência,“É preciso avançar muito mais para garantir o acesso ao tratamento em todas regiões, acabar com as filas de espera e revisar a tabela do SUS, sem deixar de lado as ações de prevenção para que os pacientes não precisem chegar à máquina de hemodiálise”, defendeu a parlamentar.
Assessoria PPS
Fotos Robson Gonçalves/ PPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva