“Essas trocas de experiências entre os profissionais enriquecem o trabalho no dia a dia. Os encontros têm sido de uma importância imensurável, construindo em conjunto novas ideias e formas de tornar o ensino mais prazeroso para as crianças.” Andrea Bortoluzzi
Com foco na qualificação profissional e troca de experiências, as professoras da educação infantil da rede municipal de ensino passaram por um curso de aperfeiçoamento continuado nesta terça (28) e quarta-feira (29), durante todo o dia, no auditório da Secretaria de Educação. O tema central no encontro foi a literatura trabalhada nos projetos pedagógicos desenvolvidos nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). São projetos voltados para a contação de histórias, cantinho da leitura e processo de aprendizado desde a primeira infância.
As professoras e diretoras das escolas levaram para o curso várias sugestões de atividades para serem compartilhadas com as demais. Muitos trabalhos realizados com a participação dos alunos foram expostos nas salas e puderam ser visualizados e disseminados. “Essas trocas de experiências entre os profissionais enriquecem o trabalho no dia a dia. Os encontros têm sido de uma importância imensurável, construindo em conjunto novas ideias e formas de tornar o ensino mais prazeroso para as crianças”, comenta a coordenadora da Educação Infantil, Andrea Bortoluzzi.
A interação entre as unidades escolares e o resgate de valores foi o ponto forte do encontro. “Nós passamos todas as orientações, mas quem vai executar de acordo com sua realidade é o professor. Por isso a necessidade do constante aperfeiçoamento. Essa troca de informações e materiais é essencial”, diz Andrea. Os próximos encontros já estão marcados para os meses de maio e junho com outros temas abordados. A Secretaria de Educação de Lages está ultrapassando as 40 horas/anuais de aperfeiçoamento continuado estipulado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Ceim Vivaldino Silva Lourenço, do bairro Promorar, foi uma das instituições que levou seus trabalhos para serem expostos. Na apresentação das professoras ficou clara a importância do resgate de valores na educação infantil. “Através da literatura infantil e das atividades lúdicas é possível fazer com que a criança aprenda. Essa busca por novos materiais possibilita enriquecimento, com trabalhos significativos”, afirma a auxiliar de direção Vera Lucia Mendes Vieira Furtado.
(Foto: Nilton Wolff)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva