Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Recadastramento de imóveis em Lages justifica atualização de taxas

Atendendo ao requerimento do vereador Enio do Vime (PSD), os secretários municipais da Fazenda, Mateus Lunardi, e do Planejamento, Jorge Raineski, compareceram a Câmara de Vereadores, aonde responderam dúvidas dos edis a respeito do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de lixo em Lages.
A Secretaria do Planejamento (Seplan) conta com um sistema que detém a foto do imóvel e a planta do terreno. A diferença de valores das taxas se dá pelo aumento da área edificada e pelas mudanças das características da pavimentação. Em 2015, foram lançados os carnês de IPTU atualizados de 20 mil imóveis. Outros 40 mil imóveis ainda não tiveram alterada a base de reajuste.
“O recadastramento imobiliário foi feito para que se tornasse uma base para o IPTU. Tem que ver caso a caso, mas muitas pessoas mexeram em seus terrenos, o imóvel que haviam declarado antes com o que possuem hoje. Ainda não achamos um caso com outro tipo de erro. O que tem acontecido é esta diferença de metragem”, explica Lunardi, que diz que o cidadão tiver dúvidas sobre o valor pode buscar a Seplan e, caso houver erro do município, este será corrigido.
O último recadastramento similar aconteceu em Lages em 1980. Em 2001, houve uma iniciativa semelhante que abrangeu poucos bairros. “Mais de cinco mil imóveis são novos, não estavam na base de dados do município”, declara o secretário da Fazenda. O secretário de Planejamento, Jorge Raineski contou que foram emitidos 62 mil boletos, dos quais 52.839 foram entregues.
Raineski destacou a importância do georreferenciamento para o planejamento urbano do município. “Através das coordenadas do GPS podemos conferir dados e ter base para o planejamento. Nenhum projeto vai passar no Ministério das Cidades sem a precisão destes dados. Desde plano diretor, plano de mobilidade urbana, todos os projetos dependem disso. (...) O ministério nos dá prazo para termos um plano de mobilidade urbana. Precisamos deixar um legado importante para Lages que é trazer a cidade para o século XXI”, destaca.

Fotos: Elisandra Pandini
Texto: Everton Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva