Técnicos em segurança no trabalho e em recursos humanos foram motivados a participar de um encontro na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra para conhecer um pouco mais sobre as normas regulamentadoras e seus impactos nas indústrias. O curso realizado nesta quinta-feira (30) é uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que é um instrumento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Fiesc e sindicatos para fortalecer a representação empresarial sindical e sua atuação na defesa dos interesses da indústria brasileira.
Para o vice-presidente da Fiesc - Serra Catarinense, Israel Marcon, é importante esse engajamento na busca de pelo conhecimento. Ele destaca que, com muita frequência, a entidade traz à discussão assuntos relevantes para a indústria. “A avaliação é sempre muito positiva quando fizemos esse tipo de proposta”, pondera. Na oportunidade para tratar sobre as normas regulamentadoras com duas temáticas principais: a saúde e a segurança no trabalho. Israel diz que um ponto que precisa ser melhorado são as questões preventivas. “Lá na frente vamos ter custos e transtornos. Isso pode ser evitado com a prevenção. Com isso, empregado e empresa ganham”.
O consultor da CNI Hercules Romualdo Dias foi bastante didático nas atividades que trabalharam as normas viáveis, o cumprimento das normas, ação coletiva, saúde e segurança no trabalho e o fortalecimento da representação empresarial. Os participantes realizaram exercícios em grupo para identificar as NRs e apontar os pontos positivos e destacar quais são as mais difíceis de interpretar e aplicar. Hercules diz que existe um caminho para que as normas sejam cumpridas, mas que é preciso ter conhecimento desse processo.
Ele ressalta que as soluções podem ser encontradas no próprio local. Exemplifica dizendo que em grupo as forças podem ter mais visibilidade. “As pessoas não sabem que elas voz e que podem buscar melhorias se participarem ativamente”. Para o técnico em segurança no trabalho da empresa madeireira Blue Forest, Robson Pereira, a oportunidade de participação atendeu as expectativas. “O que aprendi aqui vai agregar muito ao meu trabalho. Esclareci muitas dúvidas, especialmente sobre NR12, que é a mais difícil de compreender porque é muito contraditória”, conclui.
Texto e fotos: Catarinas Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva