Dois importantes projetos do Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai), um deles idealizado em Lages, são apresentados aos visitantes do Conexão Serra até este sábado (23), no Centro Serra. No estande da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o simulador de colheita florestal mecanizada e o protótipo de gerador de energia eólica atraem os olhares por sua singularidade. Instrutores da unidade estão no local para explicar ao público como cada um funciona.
O software do simulador foi criado pela unidade Senai de Lages há cerca de três anos e faz com que com Santa Catarina esteja entre os cinco estados brasileiros detentores de uma ferramenta como esta. Realizado em indústrias do setor florestal em todas as regiões do Estado, o curso de simulador de colheita florestal mecanizada ajuda na capacitação e qualificação dos operadores de máquinas Harvester, Forwarder e Feller Buncher.
O instrutor Antonio José Kirch explica que os alunos são preparados para planejar a operação nesses três tipos diferentes de maquinários e que têm o mesmo princípio de funcionamento. No simulador virtual formado por dois joysticks, o pedal e o software, os cenários podem mudar conforme o grau de dificuldade e o conhecimento do aluno. É possível alterar os ambientes com cenários onde há rede de energia elétrica, áreas de preservação permanente, torres de combate a incêndio, com chuva, à noite e em terrenos com declividade acentuada. “Com esse projeto, três questões importantíssimas são levadas em conta: a econômica, ambiental e de segurança no trabalho”.
Energia elétrica vem do ar: Para esclarecer como a energia elétrica é gerada por meio do vento, o Senai levou ao Conexão Serra um kit didático para auxiliar na explicação. Em proporção menor, porém com o mesmo sistema de funcionamento de uma grande torre, o protótipo de gerador de energia eólica foi trazido do Instituto de Tecnologia em Eletrotécnica de Jaraguá do Sul e é usado pelos alunos da unidade do Senai de Lages nos cursos Eletrônica, Mecatrônica e Eletromecânica.
O instrutor João de Souza diz que com este kit as aulas se tornam mais atraentes e o estudante consegue interagir no processo de aprendizagem. “Ele sabe como a energia elétrica é gerada, conhece o valor da carga e tem uma ideia do consumo e da potência”, explica.
Sobre o Conexão Serra: Promovido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (T.I.) da Associação Empresarial de Lages (Acil) e Parque Órion, o Conexão Serra ocorre até sábado (23) com exposições e palestras. O intuito é apresentar aos participantes como as empresas podem aplicar a tecnologia para desenvolver processos industriais, comerciais e de prestação de serviços. Os organizadores esperam receber mais de três mil visitantes.
Texto e fotos: Catarinas Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva