São fotos e descrições de animais como as capivaras, camaleão papa-vento, bugio preto, ratão do banhado, atobá, perdiz, filhote de puma, tatu-peludo, papagaio-de-peito-roxo, carancho, sapo-boi, cobra-verde das árvores e o graxaim do campo
Quem passar pelo Centro Ambiental Ida Schmidt, no Parque Jonas Ramos (Tanque), nesta semana, poderá conferir a mostra Bichos do Sul, uma exposição fotográfica sobre animais nativos da região Sul do Brasil. O trabalho itinerante está percorrendo o Estado através do Serviço Social do Comércio (Sesc) e em Lages integra a programação do Mês do Meio Ambiente. Já passou pela Biblioteca Municipal Carlos Dorval Macedo, onde ficou uma semana, e a partir de quarta-feira (10) ficará exposto no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).
A mostra tem curadoria do fotógrafo Zé Paiva, que também é autor das imagens, e busca aglutinar a arte da fotografia ao conhecimento científico sobre os animais retratados. Durante quatro anos, a exposição percorrerá 20 municípios de Santa Catarina. Em 2014, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia e Tijucas receberam o projeto. Em todas as cidades por onde passa a mostra, o fotógrafo oferece curso de capacitação para os monitores responsáveis por receber o público e as escolas.
Nesta segunda-feira (8) os alunos da escola estadual Vidal Ramos Júnior visitaram o espaço e foram orientados por uma bióloga, que explicou cada item da exposição. São fotos e descrições de animais como as capivaras, camaleão papa-vento, bugio preto, ratão do banhado, atobá, perdiz, filhote de puma, tatu-peludo, papagaio-de-peito-roxo, carancho, sapo-boi, cobra-verde das árvores e o graxaim do campo.
Com o intuito de valorizar os animais da região, Zé Paiva desafiou-se a percorrer vários locais da região Sul, entre eles rios, ilhas e florestas, para que pudesse fotografar os animais com espontaneidade em seu habitat. “No Brasil, conhecemos mais animais africanos que nativos. A mostra busca preencher um pouco essa lacuna exibindo animais da região Sul: alguns raros, outros mais comuns, alguns ameaçados de extinção, uns mais conhecidos, outros menos, mas todos capazes de cativar nossa simpatia”, declara o fotógrafo. Zé Paiva, ainda jovem, formou-se em engenharia mecânica. Após concluir o curso, percebeu que a fotografia era realmente a sua paixão. Hoje possui diversas formações na área; já fotografou para o Jornal O Globo e foi agraciado com prêmios em Paris.
(Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva