O manejo de plantas através da poda e condução é um dos principais tratos culturais da macieira e visa principalmente estabelecer um crescimento equilibrado entre a parte vegetativa e frutífera da macieira, de tal forma que tenhamos produções satisfatórias e constantes ao longo dos anos com frutos de qualidade.
A reunião iniciou com uma parte teórica, onde o Pesquisador da área de Fitotecnia da Epagri/EESJ Eng. agr. José Massanori Katsurayama teceu alguns comentários sobre os fundamentos e princípios da poda e apresentou alguns resultados de pesquisa, observando alguns pontos importantes que devem ser analisados na execução desta prática como:
Condições climáticas (stress hídrico, geada, frio hibernal, temperaturas e condições adversas na florada);
Fatores com a densidade de plantio (baixa, média e alta densidade);
Cultivar (gala e fuji e seus clones);
Vigor do porta enxerto ( anão, semi-anão, semi-vigoroso e vigoroso);
Fertilidade do solo e manejo da adubação (N, K);
Intensidade de raleio, (manual e químico);
Dimensões da planta (largura x altura);
Polinização e frutificação efetiva;
Estrutura das plantas e qualidade das mudas;
Formação de órgãos frutíferos;
Análise de fertilidade de gemas e alternância de produção.
Texto/Fotos: São Joaquim Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva