Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Oficina sobre adubo orgânico Bokashi no interior

A Epagri de Curitibanos, em parceria com o Centro Vianei de Educação Popular de Lages, realizou duas oficinas sobre preparo e uso de Bokashi, um adubo orgânico de origem japonesa. Participaram do evento, produtores das comunidades Fazenda da Roseira, Passo do Marco e Cerro Alegre.
O Bokashi fornece às plantas os nutrientes necessários, de forma gradual, branda e racional através de micro-organismos que se multiplicam nas raízes das plantas, substituindo o uso de adubos químicos. Seu principal objetivo é de recuperar e manter a vida do solo.
"Existem várias formas de preparo de Bokashi. Nas oficinas realizadas, buscou-se aproveitar o máximo de materiais disponíveis nas propriedades, com objetivo de reduzir os custos de produção", explicou a engenheira agrônoma Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri de Curitibanos. Para isso, utilizou-se uma mistura de terra, esterco, casca de arroz, pó de rocha, carvão, farelo de trigo e água. Esses materiais foram misturados a uma solução chamada de Micro-organismos Eficazes (EM), composta por inoculante, fermento, água e melaço. O custo final do produto foi de 11 centavos por quilo e a dosagem recomendada de uso é de 500 gramas a um quilo, por metro quadrado, para produção de hortaliças. Juliana destacou que outras formas de preparo de Bokashi podem ser desenvolvidas para reduzir ainda mais o custo de produção e a mão-de-obra para o seu preparo, pois leva cerca de 12 a 15 dias para ficar pronto, exigindo revolvimento constante durante esse período.
"Sabe-se que uma planta sadia é mais tolerante ao ataque de pragas e doenças e, assim, responde diretamente na sua produtividade e qualidade de seus produtos. E essa condição só é possível através de um solo sadio. Por isso, o uso de adubos e compostos orgânicos é de fundamental importância, principalmente para os produtores de frutas e hortaliças no sistema orgânico de produção", finalizou Juliana.
Mais informações podem ser obtidas na Epagri de Curitibanos, pelo telefone (49) 3412-3076 ou pelo e-mail julianakrammes@epagri.sc.gov.br.

Epagri/Curitibanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva