Antes de iniciar o programa, professores são capacitados
A partir de agora, alunos do primeiro ao quinto ano das escolas municipais de educação básica Frei Bernadino e Manoel Thiago de Castro terão a oportunidade de desenvolver seu espirito empreendedor e ampliar sua percepção sobre o mundo do trabalho.
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), projeto realizado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lages, foi lançado na quinta-feira (11), na Escola Frei Bernadino, localizada no bairro Frei Rogério.
Participarão do programa neste primeiro momento, 238 alunos. A atividade envolverá ainda, 23 professores que estão sendo capacitados por uma equipe do Sebrae até o dia 16 de junho. Serão 28 horas de treinamento. O Sebrae disponibilizará, sem nenhum custo, todo o material didático que será usado no desenvolvimento das atividades nas escolas. “Esses educadores disseminarão conhecimentos aos alunos sobre esse programa revolucionário que as crianças amam fazer, A partir do que aprenderem se tornaram pessoas mais criticas, levarão para casa a visão empreendedora”, destaca a instrutora Jeep Sebrae, Neusa Shumacker.
O programa será realizado com uma proposta pedagógica para cada ano do ensino fundamental. Por meio das atividades lúdicas, o ambiente de aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e terem um olhar observador para que possam, identificar ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Além dos eixos centrais: comportamentos empreendedores e plano de negócios, o aluno será levado a desenvolver competências relacionadas a temas transversais como cultura de cooperação, de inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. A ideia é que a educação atue como transformadora do sujeito, de forma a incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
A proposta do JEEP está ligada à missão do Sebrae de fortalecer o empreendedorismo, prática e debate em sala de aula desde o ensino fundamental. O curso incentiva o desenvolvimento de comportamentos empreendedores e estimula o protagonismo infanto-juvenil, promove também uma mudança cultural junto às futuras gerações. “O jovem estudante poderá visualizar e avaliar melhor as oportunidades, tomando iniciativas sobre situações em casa, na escola, na sociedade e no trabalho futuramente”, explica o coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini.
O objetivo não é ensinar essas crianças a abrirem uma empresa, mas repassar conhecimento que as torne mais criticas e autônomas. “Iniciamos hoje uma caminhada que será longa e que trará mais conhecimento e mais parceiros para que possamos incluir várias escolas do nosso município”, finalizou Altenir
Texto: Catarinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva