O secretário Moisés Savian esclarece que o Gerencia Vias funciona em smartphones e tablets com sistema Android e auxilia no acompanhamento e administração das condições dos 1.517 quilômetros de chão batido
Criada a rede colaborativa e voluntária de monitoramento das estradas e pontes através do Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger). O objetivo da Secretaria de Agricultura e Pesca é tomar conhecimento no menor tempo possível de problemas nas vias rurais para que também o tempo-resposta da solução seja imediato. Em 2014 foram feitos 260 pedidos pela população e no primeiro semestre deste ano são em torno de cem – houve uma queda de 35% a partir do monitoramento via Sisger.
Um dos aparatos já em prática é o Gerencia Vias, um aplicativo tecnológico, há dois meses e meio. O secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, esclarece que o Gerencia Vias funciona em smartphones e tablets com sistema Android e auxilia no acompanhamento e administração das condições dos 1.517 quilômetros de estradas de chão batido, com notificações em tempo real.
Lages tem 18 Comunidades Rurais Organizadas (Cros), além de mais 30 localidades. “As estradas do interior não têm numeração ou outro tipo de identificação. Essa ferramenta (Gerencia Vias) foi criada para que sejam constatados pontos críticos, com coleta de dados. A malha viária é extensa e o poder público tem dificuldade em localizar os pontos; é complexo fazer esse trabalho sozinho, somente com referências de igrejas, cemitérios, casa de alguém conhecido na comunidade”, exemplifica.
O mecanismo é livre para download, sem custos, dando precisão em suas informações devido ao georreferenciamento através de fotografias; foi criado por uma empresa startup, a Jumper Desenvolvimento de Sistemas, incubada na MidiLages. A ideia é incutir nos hábitos diários dos moradores e profissionais que utilizam essas vias a comunicar problemas de tráfego à secretaria para que esta providencie os reparos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva