De acordo com o secretário-executivo Walderlei Germano, parcerias como essa potencializam os trabalhos nas comunidades
Uma equipe do Balcão Cidadão atendeu cerca de 500 pessoas em mais uma ação itinerante, desta vez, no bairro Centenário. O trabalho realizado na tarde desta terça-feira (4) teve a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). Entre as atividades, jogos motores e lúdicos que aguçam o pensamento, cama elástica, prática esportiva, pintura facial e mostra cultural, pelo projeto Sesc Movel. E pelo Balcão os moradores puderam colocar em dia toda a documentação, gratuitamente.
De acordo com o secretário-executivo Walderlei Germano, parcerias como essa potencializam os trabalhos nos bairros. “As pessoas são atraídas pela grande movimentação na comunidade e aproveitam para providenciar a documentação pendente. Ações como esta merecem ser destacadas pelo volume de serviços de utilidade pública”, relata.
O Balcão Cidadão ofereceu confecção de Cartão SUS, Carteira de Identidade (também chamada de Registro Geral ou RG) com foto 3x4, Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e requisição para a segunda via de certidão de nascimento. A dona de casa e moradora do bairro São Luiz, Marilei Brum, aprovou a iniciativa. “Fiquei sabendo na Unidade de Saúde que a equipe estaria no bairro oferecendo os documentos de graça. Aproveitei e trouxe meus filhos (de 7 e 11 anos) para providenciar a documentação que faltava”, informa.
Os serviços são aprovados pela comunidade. A moradora Helena Varela, também do São Luiz, ficou satisfeita com o atendimento. “Precisamos de mais atividades como esta. Essas ações nos bairros facilitam muito nossa vida”, garante ela, que levou a filha de 8 anos para fazer a Carteira de Identidade.
Parceria com o Sesc: Para que a unidade móvel do Sesc seja viabilizada, a prefeitura disponibiliza local adequado para a instalação da estrutura, técnicos de saúde e profissionais ou estudantes de educação física e pedagogia e vigilância fixa. Além do Balcão Cidadão, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centenário prestou atendimento e contribuiu nas atividades culturais, como a apresentação teatral feita pelos frequentadores da unidade.
O projeto itinerante do Sesc visa a transformação social junto ao aprendizado da criança. Segundo o coordenador Leonardo Ávila, essa parceria com os órgãos da prefeitura viabiliza a integração da comunidade. “Procuramos atender os municípios que apresentam comunidades muito carentes economicamente e esse serviço integrado soma na nossa proposta, que é levar educação, saúde cultura, lazer e assistência às pessoas”, finaliza.
(Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva