Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CPI do Sistema Carcerário aprova parecer de Carmen

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os problemas existentes no sistema carcerário do país aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (05), parecer com várias propostas apresentadas pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) sobre a implementação da política nacional de saúde nas penitenciárias e visando melhorias na área de direitos humanos, inclusive para mudar a realidade das mulheres presidiárias.
Entre as medidas sugeridas por Carmen estão criação de espaço apropriado para a realização da visita íntima, o direito de as presas ficarem com os filhos no prazo mínimo de oito meses e a adoção de scanner para a realização da revista na entrada dos presídios.
Atualmente, a revista é feita dentro das celas, inclusive na presença de presos e de crianças. A sub-relatora também defendeu que os deficientes físicos apenados tenham espaço adequado, de acordo com o que prevê o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência.
Avanços: Em sua fala, Carmen, ao destacar a não contaminação política nos trabalhos da CPI, disse que, apesar do pouco tempo para que a comissão realizasse audiências públicas e visitasse todos os estados, o colegiado apresentou um parecer isento e amplo que reflete a realidade do sistema carcerário em todo o país.
“Avançamos muito, mas é preciso que este trabalho não se perca nos escaninhos desta Casa. Vamos trabalhar para dar sequência às propostas que foram discutidas aqui, muitas delas estão em tramitação no Congresso Nacional. É preciso um esforço de todos para mudarmos essa situação que tanto nos envergonha", conclamou.
Atualmente, a população carcerária é de mais de 600 mil, dentre estes cerca de 34 mil mulheres. As estatística de recuperação também são desanimadoras: apenas 16% realizam atividade laboral nas cadeias. A porcentagem de estudantes-presidiários é de apenas 11%.

Assessoria PPS
Foto: Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva