Gotti dos Grampos assume vaga por 60 dias na Câmara
Pela segunda vez nesta legislatura assume vaga na Câmara de Vereadores de Lages o suplente Valdemir de Oliveira Bachman, conhecido na comunidade como Gotti dos Grampos. O parlamentar substitui por 60 dias o vereador licenciado Elói Bassin (PROS).Gotti é o primeiro suplente do Partido Progressista (PP). Nas eleições de 2012 ele recebeu 1.373 votos, sendo o 14º colocado no geral. O novo vereador promete trabalhar por Lages e, em especial, pela comunidade da região do bairro Santa Helena. “Vamos nestes 60 dias, em conjunto com os vereadores e o Executivo, fazer o máximo possível pela comunidade”, promete.
Nesta terça-feira (11), Gotti esteve no gabinete do prefeito Toni Duarte (PPS), juntamente com o presidente da Câmara, Adilson Appolinário (PROS), e o vereador Nilton Freitas (PTB). Toni prometeu atender as solicitações do novo parlamentar, além das demais demandas do Legislativo Lageano. “A medida do possível vamos executar ações nesta e nas demais regiões, valorizando o trabalho dos vereadores e do Poder Legislativo”, assegura o prefeito.
Incentivo ao trabalho como ressocialização de presos
No requerimento 134, o vereador Marcius Machado (PR) busca apoio do Governo do Estado e do Poder Judiciário para que seja celebrado convênio em Lages a fim da contratação de presidiários de baixa periculosidade para trabalhos como pavimentação de ruas, limpeza de áreas verdes, plantio de árvores, e atividades laborais como pedreiros, marceneiros, mecânicos, padeiros, cozinheiros, etc.
O objetivo do proponente é proporcionar um ambiente de reabilitação dos aprisionados no município, além da remissão da pena conforme o tempo de trabalho de cada um, de acordo com a Lei de Execução Penal (nº 7.210/84). Marcius ainda sugere que parte do salário ao qual o apenado tenha direito seja depositado em uma conta para que, em liberdade, o cidadão ressocializado possa empreender em um novo negócio, movimentando a economia e gerando renda na sociedade.
A matéria foi encaminhada ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; ao secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte; a secretária da Justiça e Cidadania, Ada Lili Faraco de Luca; ao juiz da 1ª Vara Criminal de Lages, Geraldo Correa Bastos; ao juiz da 2ª Vara Criminal de Lages, Luiz Neri Oliveira de Souza; e ao juiz da 3ª Vara Criminal de Lages, Ariovaldo Rogério Ribeiro de Silva.
Situação de servidores da segurança pública do estado preocupa vereador
Na moção legislativa 272, encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio, o vereador João Chagas (PSC) solicita a criação imediata de uma comissão para discutir e rever uma medida provisória elaborada pelo Governo do Estado a qual retira direitos de mais de 15 mil servidores da segurança pública de Santa Catarina, como policiais civis e militares.
Até que a negociação com a classe esteja encerrada e em consenso da maioria, Chagas recomenda a revogação da MP do Executivo estadual. A Medida Provisória retira a indenização por serviço ativo (Iresa) do 13º salário, de qualquer afastamento que o servidor tenha tal como luto, férias, núpcias, tratamento de saúde, entre outros tipos, atingindo o montante recebido por estes servidores em 17,6471%.
O vereador teme que a situação em Santa Catarina seja semelhante ao que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul, com possíveis greves, aquartelamento de policiais e manifestações que podem gerar insegurança a população de Lages e das demais cidades do estado.
João Chagas pede ainda que as tratativas desta negociação sejam amplamente divulgadas ao público para clareza e entendimento de todos. “Vivemos num país democrático, não podemos admitir decisões unilaterais que prejudiquem esta determinada classe e a população em geral”, defende o legislador.
Câmara indaga Prefeitura sobre edital da Bolsa-Atleta
Em pedido de informação (071/2015) encaminhado ao chefe do Executivo municipal, Toni Duarte, o vereador Gerson (PMDB) busca respostas sobre quando será lançado o edital para viabilizar o cadastramento dos atletas ao programa Bolsa Atleta e em que data estarão disponíveis os recursos para eles.
Criado e desenvolvido na Câmara de Vereadores, através de reuniões promovidas pelo vereador Gerson e desportistas de Lages, o programa visa garantir repasses financeiros que vão de R$ 80 a R$ 750 mensais pelo período de um ano como incentivo aos atletas que se destacam representando o município.
Fotos: Elisandra Pandini
Everton Gregório

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva