Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Núcleo da Mulher da Acil participa do Dia Estadual da Mulher Empresária

O Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina, comemorado no dia 17 de agosto, foi marcado por um grande evento que reuniu mais de 500 mulheres na Assembléia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. O primeiro “Empreende Mulher Catarinense” foi promovido pelo Conselho Estadual da Mulher, (Ceme), com o apoio da Assembleia Legislativa, Sebrae Nacional, Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Conselho Regional de Administração (CRA/SC), Correios, Comissão da Mulher Advogada da OAB-SC e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São José.
A cidade de Lages esteve representada pelo Núcleo de Mulheres da Acil. A Deputada Federal Carmen Zanotto e a Secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani, também prestigiaram o evento que reuniu cases, palestras e muita informação sobre o universo feminino empreendedor.
“A mulher já está envolvida e ocupando vários espaços e papeis na sociedade. Por isso é sempre importante essa interação, essa troca de energia e de conhecimentos para aumentar nossa autoestima, autonomia financeira e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destacou a empresária Janelise Royer dos Santos. Será dela o desafio, a partir de setembro, de comandar o Ceme, considerado o “braço feminino da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc, e que possui mais de 900 mulheres associadas.
Força Empreendedora Feminina: E a força da mulher empresária catarinense pode traduzida em números. Conforme apontou uma pesquisa do Sebrae, atualmente as mulheres são maioria no mundo empresarial, com 51% de atuação feminina. Em Santa Catarina representam a maioria do eleitorado, com mais de 51% da população votante. A pesquisa Tendências e Cenários sobre Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) também aponta evolução da participação da mulher em atividades empreendedoras. Em 2000, 42% da população economicamente ativa era formada por mulheres. Atualmente, são 45% e a expectativa é de que cheguem a 49% em 2020. O número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos. A participação dos homens à frente dos micro e pequenos negócios, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período, de acordo com estudo do Dieese e Sebrae. A pesquisa mostra ainda que as empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Na última década, subiu de 48% para 54% a taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos.

Keltryn Wendland

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva