Na tribuna, Fernando Coruja (PMDB) fez um pronunciamento em defesa da valorização da educação, depois de ter conhecimento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O deputado chamou a atenção para o fato de, na sociedade consumista atual, determinados bens não duráveis ganharem mais relevância que o consumo de livros. “A evolução da educação precisa começar por cada um, em casa. A família brasileira valoriza pouco a leitura, as pesquisas mostram isso”, disse. Para ele, a educação no Brasil não será revolucionada só pela via governamental, é importante que o desempenho escolar conte com o acompanhamento e o incentivo dos pais, já que estudos apontam que o envolvimento da família é mais influente do que a própria infraestrutura da escola.
Coruja ressaltou a importância da leitura e disse que este hábito deve ser transmitido às crianças desde muito cedo. "Na minha casa, por exemplo, minha mãe, desde cedo, nos ensinou a ler e nos incentivou a gostar da leitura. Este hábito me acompanha e não sei viver sem um livro na mão e vejo que isso até causa estranheza. Em outros países é bem comum as pessoas aproveitarem para ler enquanto estão no ônibus, no metrô, no avião. Aqui no Brasil, não. Ter uma casa cheia de livros e cultivar o hábito da leitura faz o vocabulário da criança se multiplicar e é uma atitude fundamental para desenvolver um ambiente propício ao aprendizado", enfatizou.
Coruja disse ainda que não podemos culpar só o governo pela nossa realidade educacional. "Avançamos com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação mas temos uma certa estagnação na qualidade". Coruja acredita que isso pode ser revertido com o maior interesse das famílias pela educação de seus filhos o que passa pelo incentivo à leitura."Temos o exemplo positivo de vários países que conseguiram avançar pela educação, construindo uma sociedade mais justa e intelectual, contribuindo no desenvolvimento socioeconômico e cultural", concluiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva