“Serão melhoradas, substancialmente, qualidade e agilidade nos atendimentos, levando em conta o quadro de saúde e não a ordem de chegada.” Pedro Zaiats
Implantada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no início deste ano, a classificação de risco das condições dos pacientes através das cores verde, amarela e vermelha surtiu efeitos positivos e acabou com problemas antigos, como a formação de filas desde madrugada para apanhar fichas de consultas médicas. A classificação seguirá o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, elaborado em 2014. Enquanto não havia esse, Lages seguia o elaborado pelo Ministério da Saúde, desde 2004. Já o adotado nas UBSs foi idealizado pela Secretaria Municipal. Agora é a vez de a classificação de risco ser utilizada pelo pronto-atendimento Tito Bianchini.
Com funcionamento 24 horas por dia, de segunda a domingo, o local passa por adequações e inovações com o intuito de atender melhor os pacientes e proporcionar maior resolutividade. A Secretaria de Saúde marcou para as 7h deste sábado (15) o momento em que a classificação passa a fazer parte da rotina de profissionais e comunidade.
O clínico geral Pedro Zaiats diz que os profissionais, entre 45 técnicos de enfermagem, dez enfermeiros e 29 médicos estão passando por treinamento para trabalhar de forma um pouco diferente a partir de sábado, completando o quadro de capacitações. “Serão melhoradas, substancialmente, qualidade e agilidade nos atendimentos, levando em conta o quadro de saúde e não a ordem de chegada. A ideia é diminuir o agravo enquanto se espera”, explica Zaiats.
Entenda as cores: A classificação de risco será colocada em prática através de cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Vermelho significa emergência, com risco iminente de morte e necessidade de atendimento médico imediato, em zero minuto (casos de parada cardíaca e choque térmico). Laranja quer dizer máxima urgência com atendimento em 15 minutos. Amarelo: há média urgência com atendimento em até 60 minutos. Verde significa pouca urgência com atendimento médico em até 120 minutos. Azul: “não urgência” com assistência em até 240 minutos.
Nos casos em que não há imediatismo para o atendimento os pacientes deverão aguardar o chamado na sala de espera onde o ambiente estará identificado com as cores predominantes da classificação em amarelo, verde e azul. Os casos vermelhos seguem direto para uma sala de estabilização e os de cor laranja entram para a sala de espera paralela aos consultórios, pois o limite será de 15 minutos.
(Foto: Cao Ghiorzi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva