A 7ª audiência pública que debate a violência contra a mulher e propõe uma cultura de paz em Lages aconteceu no Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina. Novamente, a plateia fui unânime em pontuar a necessidade das discussões e a mudança da mentalidade que precisa acontecer para Lages deixar de ser conhecida como a cidade mais violenta contra a mulher.
“Esta audiência está ganhando corpo e consistência e cumpre um compromisso de todos que aqui estão. A mesa não diminui de tamanho e qualidade e todos aqui são multiplicadores deste objetivo, desta construção de uma cultura de paz, da não-violência”, comentou o presidente da Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Professor Domingos (PT). Ele também convidou a população para a próxima reunião do tema, que acontece no dia 16 de setembro, no bairro Popular.
Diretora interina do Caic, a professora Elisiane Maluche comentou que a instituição promoveu um trabalho envolvendo professores e estudantes com base na cartilha fornecida pela Câmara de Vereadores. Entre os mais de 500 trabalhos concorrentes as vitoriosas foram as alunas Ana Luisa Borba Alves, do 4º ano III, na categoria Desenho, e Gabrielle Amaral de Souza, do 7º ano I, na Redação. Ambas vão ganhar tablet’s.
Os alunos do Caic, João e Nicole, apresentaram um balé ensaiado pela professora Aline. Estudantes do colégio Fausta Rath também apresentaram poesias, textos e até um rap sobre o tema. “Este trabalho veio a somar com palestras que estão sendo feitas no meio escolar. Preservando nossas crianças contribuímos para a preservação de suas famílias. Nossa comunidade é carente e muitos não têm acesso a informação além da escola”, disse a diretora.
Coordenadora do Centro de Direitos Humanos e Cidadania Irmã Jandira, Maria Odete da Costa foi elogiosa para com a participação dos estudantes e a abertura democrática proposta pela Câmara. “Aqui temos espaço, liberdade e franqueza para falar sobre isso. Parabéns aos alunos que estão marcando a história de Lages, do povo catarinense e brasileiro com estas ações, segurando esta bandeira com toda força, sem medo e preconceito, dizendo que aqui não teremos mais violência”.
Fotos: Elisandra Pandini
Everton Gregório

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva