“Saúde é direito de todos e dever do Estado”, afirmou a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), ao defender que o governo federal assuma a responsabilidade pelo o financiamento do SUS. Segundo a parlamentar, a União, ano após ano, vem reduzindo o repasse de recursos para o setor.
“Há 20 anos, o governo investia 75%, este ano a aplicação é de 45%. Com isso, os municípios, para repor a lacuna dos recursos federais, têm de comprometer metade de suas receitas próprias”, criticou em audiência pública na comissão especial que debate a PEC da Saúde.
Proposta: A proposta de emenda à Constituição recupera o projeto de iniciativa popular “Saúde+10”, que determina que a União repasse 10% das receitas brutas da arrecadação ao SUS. A aplicação dos recursos será feita de forma escalonada em cinco exercícios.
Relatora da proposta, Carmen defendeu ainda que a Casa faça uma reflexão e assuma que errou ao aprovar a inclusão da base de cálculo da União de 13% das receitas líquidas na Emenda 86, o que, segundo ela, de certa forma reduziu a responsabilidade do governo. “Isso aumentou a carga dos estados e municípios. Chegou a hora de corrigirmos este grave equívoco”, disse a parlamentar.
Participação: A audiência contou com a participação de Ronaldo Santos, representante do Conselho Nacional de Saúde e um dos coordenadores do Movimento Nacional “Saúde+ 10”; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Guimarães dos Reis; e de João Gabbardo dos Reis, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Assessoria PPS
Fotos: Robson Gonçalves/PPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva