Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Coruja apoia o setembro amarelo

O deputado Fernando Coruja está apoiando a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) na campanha nacional Setembro Amarelo, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que no mês de setembro promoverá diversas ações articuladas a fim de divulgar informação sobre o suicídio e evitar as mortes precoces causadas por ele. Para falar sobre o assunto, Coruja recebeu em seu gabinete o presidente da ACP, Eduardo Mylius Pimentel e o médico psiquiatra residente e membro da ACP, Bruno Agustini.
Na ocasião o médico Bruno Agustini informou que estatísticas mostram que no mundo, a cada 40 segundos alguém atenta contra a própria vida. "No Brasil são mais de 30 mortes por dia. Nos últimos 20 anos a taxa de suicídio vem crescendo, principalmente entre o público jovem onde aumentou 30%. O suicídio é a segunda maior causa de morte entre 15 e 29 anos, um desfecho quase sempre evitável", informou acrescentando que Santa Catarina é o segundo estado com maiores taxas, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, sendo os índices quase o dobro da media nacional. Ainda segundo ele, em nosso estado as maiores taxas concentram-se na região do extremo oeste. "Regiões de colonização europeia com economia agroindustrial estão relacionadas com o maior numero de casos". informou
Para o presidente da ACP, Eduardo Pimentel, "o estigma e tabu em relação à divulgação do tema dificultam os pacientes em procurar ajuda. Os comportamentos suicidas, quando identificados por familiares, amigos ou profissionais de saúde, e devidamente abordados, podem evitar este desfecho". Ele disse que o objetivo desta mobilização é uma campanha preventiva “de incentivo a vida”, que através de medidas socioeducativos e divulgação na mídia pretende alertar a sociedade a fim evitar mortes prematuras.
O psiquiatra e presidente da ACP esclarece ainda que diversos fatores de risco estão associados com o aumento da possibilidade, sendo os principais: depressão, uso de drogas e tentativas prévias. Vale citar também história familiar (genética), extremos de idade (jovens, idosos), outros transtornos psiquiátricos, estressores sociais (desemprego, falta laços sociais, declínio socioeconômico), traumas infância, perdas recentes (luto), características personalidade (impulsividade e agressividade) e doenças físicas (principalmente graves).
A Campanha Setembro Amarelo, em Santa Catarina, tem o apoio das instituições: Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), FENAM, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público/SC, Centro de Valorização da Vida (CVV), Sociedade Brasileira de Neuropsicológica (SBNP), INBRANEC, Exército Brasileiro, Polícia Militar de Santa Catarina, Bombeiros/SC, SEST/SENAT, UNISUL E Prefeituras de Santa Catarina.

SERVIÇO
O QUE:
Campanha Setembro Amarelo promoverá diversas ações no Estado afim de divulgar informações sobre prevenção ao suicídio.
QUANDO: Durante todo o mês setembro, com uma caminhada, em Florianópolis, no dia 20 do mesmo mês.
ONDE: São diversas ações espalhadas por todas as regiões do Estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva