Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A grave situação do hospital de Bom Retiro

A grave situação financeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, foi exposta, nesta terça-feira, ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. O estabelecimento está com dívidas, e a direção anuncia que as portas vão fechar no final de dezembro caso o quadro não se reverta. Hoje, o hospital faz apenas atendimento ambulatorial, e os demais casos são encaminhados principalmente para Lages.
O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) recebeu a direção do hospital e levou ao secretário o pedido de R$ 280 mil. Este recurso seria suficiente para pagar as dívidas com pessoal, INSS e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Sem isso, o estabelecimento não obtém as certidões negativas de débito e não pode firmar convênios.
Conforme o presidente do hospital, Eurico Willemann, os convênios permitiriam a retomada de cirurgias e de outros procedimentos, o que garantiria a saúde financeira do estabelecimento. Hoje, até os partos são feitos fora de Bom Retiro, e o município tem médicos aptos e 50 leitos fechados.
Kleinübing deixou claro que a secretaria não dispõe de verba específica para resolver o problema. Porém, assumiu o compromisso de se aprofundar no tema e buscar uma solução, pois entendeu a relevância estratégica do hospital de Bom Retiro.
O Hospital Nossa Senhora das Graças atende 6,4 mil pessoas/ano, procedentes de 25 municípios da região serrana, e recebe acidentados na BR-282. Por isso, a retomada das cirurgias aliviaria os hospitais de Lages e também de Florianópolis.
Viabilidade: De acordo com a advogada Carolina Fagundes, que acompanhou a audiência, o estudo feito mostrou que o hospital é viável e capaz de se sustentar financeiramente a partir da obtenção das certidões negativas e dos convênios. O problema é que, sem isso, acumula um déficit mensal de R$ 50 mil.
Para cobrir os primeiros atrasos na folha de pagamento, a direção do estabelecimento buscou empréstimos bancários, mas percebeu que esta medida apenas adiou um possível fechamento das portas. “Sem os convênios, o hospital é inviável e sem as negativas não há como firmar convênios”, enfatiza.
Ambulâncias: Depois da audiência sobre o Hospital de Bom Retiro, o secretário João Paulo Kleinübing comunicou ao deputado Gabriel Ribeiro o atendimento de pleitos realizados pelo parlamentar. Conforme o secretário, serão destinadas duas ambulâncias para São Joaquim, uma para Otacílio Costa e outra para Urupema. Além disso, serão encaminhadas vans para o transporte de pacientes para Celso Ramos, Alfredo Wagner e Brunópolis.
Segundo a secretaria, o processo de licitação encontra-se em fase avançada. Estima-se que as ambulâncias e as vans sejam entregues até o final deste ano.

Tarcísio Poglia - Assessor de imprensa do dep. Gabriel Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva