Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Eleição do CMPC: escolhidos os novos representantes da cultura

O auditório da Fundação Cultural de Lages (FCL) lotou no sábado (17) quando ocorreu o Fórum Permanente de Cultura para escolha dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Na oportunidade foram escolhidos os representantes de sete áreas culturais representando a sociedade civil. O mandato deste grupo é de quatro anos. Os outros integrantes do CMPC representam o poder público e serão indicados pelas secretarias municipais.
Quem integra o CMPC: Na câmara setorial de teatro, contação de histórias e dança houve a recondução de Maria de Lourdes Fernandes. Lucas Schuster foi eleito suplente. Layla Campos e Luiz Augusto Medeiros são os representantes da música. Na cadeira dos blocos e escolas de samba duas mulheres: Neiva Campos e Marli dos Santos são a titular e suplente.
Sebastião Clóvis de Brito foi reeleito para representar a área de movimento étnico e artesanal. Eva Terezinha Lemos é a suplente. Quem também foi reconduzido ao posto de conselheiro foram Névio Fernandes e José Carlos Arruda de Souza. Eles representam a cadeira de literatura, memória e patrimônio. Fabrício Furtado e Marcelo Machado foram escolhidos para representar a área de artes visuais e audiovisual como titular e suplente, respectivamente.
Consultivo e fiscalizador: Em nome do grupo eleito, o escritor e jornalista Névio Fernandes pediu para que o grupo esteja engajado com as causas culturais. “Que o Conselho continue realizando trabalhos e incentivando todas as áreas da cultura”, diz. Uma das conquistas do CMPC foi a abertura do edital de apoio a projetos culturais. A manutenção desse edital, a ampliação do orçamento da FCL, instituição do sistema municipal de cultura e criação da lei municipal de incentivo à cultura são os desafios elencados pelo superintendente da FCL e presidente do CMPC, Mauricio Neves de Jesus.
O diretor de Políticas Culturais da FCL, Gilson Maximo de Oliveira, diz que uma das atribuições dos conselheiros é a estruturação das políticas culturais locais. Além de paritário, o Conselho é consultivo e fiscalizador. “Os membros do CMPC são a voz da sociedade na elaboração e acompanhamento das práticas culturais de Lages”, completa.

(Foto: Taina Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva