As chuvas contínuas, desde a madrugada de quarta-feira (21), provocaram alagamentos em áreas ribeirinhas dos rios Passo Fundo, Ponte Grande e Carahá, principalmente. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão monitorando os rios desde as 7h desta quinta-feira (22), em contato com famílias que já enfrentam alagamentos de ruas e dos pátios de suas residências, a exemplo dos bairros Passo Fundo, São Vicente e Gethal.
Segundo o agente operacional da Secretaria de Meio Ambiente, Eder de Liz, integrante da equipe da Defesa Civil, os moradores já foram orientados a acionarem socorro para retirada das pessoas em caso de agravamento das enxurradas. Várias ruas nos bairros Gethal, São Sebastião, São Vicente, Passo Fundo e na parte baixa do bairro Sagrado Coração de Jesus estiveram alagadas na manhã desta quinta-feira, sendo preciso a interdição do trânsito em algumas delas. Uma das ruas alagadas no São Sebastião em determinados trechos é a José Bonifácio. A galeria do rio Ponte Grande, sob o viaduto da BR-282 e das vias marginais, estava cheia pela manhã, represando o rio.
Interdição de tráfego: Nesta manhã, a avenida Belizário Ramos, que margeia o rio Carahá, teve a passagem do trânsito, em frente ao Fórum Nereu Ramos, interditada pelos agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran). O ponto obstruído com cones foi o acesso a partir do semáforo do cruzamento com a avenida Duque de Caxias. Na pista em frente ao Fórum e imediações o rio transbordou, invadindo partes da avenida. O rio Carahá também transbordou pela manhã em pontos determinados do trecho abaixo da ponte, no cruzamento com a avenida Presidente Vargas.
Defesa Civil atenta e pronta para atender a comunidade ribeirinha: O secretário-executivo da Defesa Civil de Lages, Adilson Panek, diz que os trabalhos são permanentes e tudo está sendo controlado e monitorado no sentido de atender a comunidade ribeirinha, especialmente. Existem equipes prontas para retirar famílias atingidas pelas enxurradas e levá-las para abrigos municipais em casos de agravamento da situação. “Há a previsão de 80 milímetros de chuvas para esta quinta-feira e estamos preparados para anteder a comunidade no que for preciso”, garante. A notícia boa é que a partir de sábado o tempo dá uma trégua em relação às fortes chuvas.
(Foto: Cao Ghiorzi)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva