Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Empresários serranos discutem o crescimento do Brasil no ENAI

Entre os 2 mil participantes do Encontro Nacional da Indústria (Enai), realizado em Brasília nesta quarta (11) e quinta-feira (12), a comitiva catarinense foi destaque com o maior número de pessoas. Da Serra Catarinense foram vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para a região, Israel Maron, o presidente do Sindicato das Indústrias Gráfica de Lages (Sindgraf), Geiser Neto, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Vestuário e do Calcado de Lages e Região Serrana (Sinditêxtil), Luciano Muller.
Neste ano, o tema debatido foi “Brasil: ajuste e correção de rota” com a discussão dos desafios para a economia e a produtividade e o contexto global pós-crise. Houve a participação de ministros, parlamentares, empresários e especialistas. O evento encerrou com uma palestra do presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
O vice-presidente Israel Marcon reforça que esse é extremamente importante participar de encontros como o Enai para mostrar a representação, união e comprometimento com as causas da indústria serrana. “Esse foi momento de discutir os entraves, propor uma agenda positiva e aglutinar forças para tentar mudar a realidade que prejudica a sobrevivência da indústria, pressionando o executivo e o Legislativo para que assumam este compromisso com a sociedade”.
Israel conta que uma das mensagens passadas foi a de que os empresários precisam acreditar em seu trabalho, ter foco na busca de soluções, tentar deixar de lado as lamentações e enxergar a crise como momento de oportunidade. “Acredito que é isto que o industrial da Serra, apesar das dificuldades, vem tentando fazer e não há outra forma de atravessar esta turbulência sem este espírito”.
Paralelo a isso, a Fiesc está atenta aos entraves buscando agir como indutora da melhora deste ambiente nebuloso, apoiando e defendendo as medidas que devem ser tomadas para auxiliar na retomada do crescimento.
Fortalecimento do associativismo: Dos temas tratados no Enai alguns foram voltados para o desenvolvimento sindical mostrando boas práticas que sindicatos do país já executam e podem servir de inspiração para os sindicatos da região. Para o presidente do Sindigraf, Geiser Neto, participar do Enai foi oportunidade de trocar ideias e experiências com intuito de solucionar demandas locais. “Enquanto sindicato, temos que dar maior ênfase nas soluções e não potencializar a discussão dos problemas. Temos que estar juntos e cada vez mais fortes”.

Texto: Catarinas Comunicação
Foto: Elmar Meurer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva