Elaborada pelo poder Executivo, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, e aprovada pela Câmara de Vereadores, a Lei que cria o Sistema de Gestão das Estradas Rurais (Sisger) foi sancionada pelo prefeito Elizeu Mattos na tarde desta quinta-feira (12). O ato contou com a presença de representantes do Sindicato Rural de Lages, Associação das Comunidades Rurais Organizadas (Acro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lages, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Núcleo dos Médicos Veterinários do Planalto Catarinense.
Entre os principais tópicos do projeto destacam-se a classificação das estradas nas categorias gerais, vicinais ou secundárias, e terciárias ou acessos, responsabilizando o município em manter atualizado o mapa. Assim fica instituído o Sisger como um conjunto de medidas articuladas pelo poder público. “Trabalhamos em medidas e ações que garantam a boa trafegabilidade das estradas rurais desde que assumimos a prefeitura. A implantação da Patrulha Rural é uma dessas ações. O objetivo é manter as vias em condições de uso, oferecendo mobilidade e qualidade de vida aos produtores”, destaca o prefeito.
Visando a otimização de recursos, aliado à agilidade no tempo-resposta ao produtor, principal interessado na viabilização do projeto de Lei, o Sisger garantirá a melhoria contínua das estradas, com a utilização de poucos recursos públicos. “Nesse período de crise é fundamental criarmos medidas para contorná-la, pensando na economia de tempo e de recursos. Antes, em casos isolados, toda a equipe e maquinário eram deslocados para uma ação no interior, quando somente a metade seria necessária. Agora saberemos pontualmente a real situação da estrada e enviaremos apenas o necessário para sanar o problema”, relata Elizeu.
Outro detalhe importante do desenvolvimento e implantação do Sisger, que contou com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Centro de Ciência Agroveterinárias (CAV), foi o mapeamento total das estradas do interior de Lages. “Hoje sabemos que o município possui exatamente 1.517 quilômetros de vias rurais. Agora vamos cobrar e fazer a lei funcionar para a utilização consciente das nossas estradas”, reitera. O prefeito agradeceu aos vereadores pela celeridade na aprovação do projeto.
(Foto: Sandro Scheuermann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva