Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Decisão traz alívio para produtores de maçã

Os produtores de maçã obtiveram uma vitória parcial na pressão que exercem no Ministério da Agricultura para que o Brasil não importe a fruta da China. A compra era dada como certa e agora fica em banho-maria, sem previsão para ocorrer.
A decisão traz um alívio especialmente para as cidades de São Joaquim, na Serra Catarinense, e de Fraiburgo, no Meio-Oeste, que sofreriam forte impacto econômico com a importação. Os governos do Brasil e da China vêm discutindo uma pauta comercial e, na fruticultura, os chineses haviam colocado a venda de maçã no topo de lista. Após forte pressão de pomicultores e de parlamentares, os chineses aceitaram passar a fruta para o segundo item de importância, elevando a pera. Na prática, isso significa que o assunto passa para a categoria de indefinido, sem data para a negociação ser retomada.
A informação foi dada nesta terça-feira pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD), membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e que participou, com os produtores, de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde foi traçada estratégia de pressão ao governo brasileiro.
Santa Catarina é o principal produtor brasileiro de maçã e esteve com a maior representação, entre os três estados produtores, na audiência pública em outubro, no Distrito Federal. Os pomicultores rejeitam a importação porque a fruta chinesa é altamente subsidiada e também porque aquele país não faz as mesmas exigências fitossanitárias que o Brasil. Com isso, os pomares daqui ficariam expostos à doenças como a Cydia pomonella, erradicada no ano passado.
Os chineses negociam com lista de prioridades, e, agora, a pera passa para o topo da lista. Conforme o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Moisés de Albuquerque, houve uma primeira vitória, de ordem econômica, mas se o Brasil importar a pera chinesa permanecerá suscetível às pragas nos pomares, tendo em vista que as doenças da maçã e da pera são as mesmas.
Na avaliação de Gabriel Ribeiro, a mobilização precisa continuar, pois se o país importar a maçã chinesa as economias de São Joaquim e de Fraiburgo ficarão comprometidas.

PRODUÇÃO

Município: Toneladas
São Joaquim: 280.000
Região de Fraiburgo: 230.719
Bom Jardim da Serra: 39.330
Bom Retiro: 28.500
Urubici: 20.325
Urupema: 18.404
Painel: 14.940
Lages: 11.920
Correia Pinto: 6.976
Outros na Serra: 9.396

- O Brasil produz 1,3 milhão de toneladas de maçã por ano, sendo 50% em Santa Catarina.
- No Estado são 2,4 mil produtores da fruta, que cultivam principalmente os tipos gala e fuji.
- SC e RS produzem 95% da maçã nacional, sendo apenas 10% exportados, especialmente a países europeus.

EMPREGOS
- Empregos diretos: 58,5 mil
- Empregos indiretos: 136,5 mil

Tarcísio Poglia - Assessor de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva