De acordo com Almeida, a ideia é que o material sirva de apoio didático para aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação e para a comunidade. "Os painéis estão expostos, permanentemente, para que todos possam conhecer um pouco mais sobre a diversidade de solos".
O material faz parte de um acervo que está no livro Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Solos), do qual Almeida é coautor.
Além de fotos, o acervo possui textos explicativos sobre características, subdivisões de classe, potencial, limitações de uso agrícola e expressão territorial de solos de diversas regiões. Segundo o professor, no Brasil, há mais de mil tipos de solos catalogados.
Para catalogar e conhecer solos, a cada dois anos, professores e estudantes do curso de Agronomia da Udesc Lages participam de viagens de estudo. "Os acadêmicos fazem a coleta e o material é enviado para o Rio de Janeiro, onde são feitas as classificações", explica Almeida.
A Udesc Lages também possui o Museu dos Solos, aberto à visitação do público externo, mediante agendamento. No museu, são desenvolvidas atividades, principalmente com crianças de escolas públicas e particulares, que podem conhecer e manusear diferentes tipos de solos.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva