Essa foi uma das dicas repassada pelo Consultor Jorge Caresia aos alunos do Curso de Cobrança oferecido pela CDL, nos dias 24 e 25 de fevereiro. Está foi a quarta edição do Curso. Com a alta taxa de inadimplência em todo Brasil (região Sul está em segundo lugar segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) ) o assunto desperta o interesse de profissionais da área, que buscam alternativas parta obter sucesso nas cobranças. Ainda segundo a pesquisa, os economistas preveem a continuidade o crescimento da inadimplência.
Jorge Caresia explica que a cobrança começa no momento da venda. É preciso tomar cuidados, como pedir documentos e não se deixar levar pela aparência. Segundo Jorge, a ferramenta mais eficiente hoje em dia é o SPC. “O Serviço de Proteção ao Crédito é uma necessidade básica, já que possui um banco de dados completo e atualizado”.
Ainda segundo Jorge, o devedor geralmente tem histórico, pois não possui um controle financeiro. É aquele que constantemente está no SPC. Outra possibilidade oferecida pelas CDL’s é a consulta de perfil, onde a ferramenta aponta a probabilidade de uma pessoa atrasar um pagamento a curto e longo prazo.
Se todos os cuidados foram tomados e mesmo assim for necessário realizar uma cobrança, o palestrante afirma que o profissional precisa ser atuante. “É preciso buscar alternativas que estejam de acordo com as possibilidades do devedor, como prazos e descontos. E, além de tudo, manter o respeito”.
Em abril a CDL oferece o modelo 2 do Curso de Cobrança. Para participar não é necessário ter realizado o primeiro. Para mais informações o telefone é 32217012 ou 32217009.
Comunicação - CDL Lages
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