Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Governo de SC inaugura reforma e ampliação de tradicional Colégio Agrícola na Serra

Uma das instituições de ensino mais antigas da Serra Catarinense acaba de escrever um novo capítulo em sua história. O Centro de Educação Profissional (Cedup) Caetano Costa, o tradicional Colégio Agrícola de São José do Cerrito, passa por um novo momento para garantir ainda mais qualidade ao seu trabalho.
Nesta segunda-feira, o Governo do Estado inaugurou as obras de reforma e ampliação da estrutura. Com investimentos de R$ 471 mil por meio do Fundo Social, foram construídas novas salas de aula, laboratórios, biblioteca, panifício e feitas as instalações hidrossanitárias.
A solenidade de inauguração contou com as presenças do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte; da secretária-adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto; e do deputado estadual Gabriel Ribeiro; além de professores e alunos da escola.
Colégio Agrícola é referência no Sul do Brasil há 75 anos 
Fundado há 75 anos nas atuais dependências do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, o Colégio Agrícola está instalado há 36 anos no atual local, às margens da BR-282, em São José do Cerrito.
Referência no Sul do Brasil em ensino médio regular associado ao técnico em agropecuária, a instituição conta atualmente com 20 professores, 45 servidores e 215 alunos de 35 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
O tempo de estudos é de três anos e meio, dos quais, três anos em sistema de internato na própria escola e seis meses de estágio em empresas públicas e privadas de todo o país. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre agronomia, veterinária, cultivo de lavouras, fruticultura, produção de leite, gado de corte, suinocultura, ovinocultura, avicultura e outras atividades inerentes.
Depois de formados, são absorvidos pelo mercado de trabalho em várias regiões do país, tanto que, neste momento, existem alunos da escola atuando nos estados de Maranhão, Piauí, Rondônia e Tocantins.
Outros voltam para as propriedades rurais de origem para administrar as produções da família, mas a grande maioria, na casa dos 70%, se dedica à vida acadêmica e continua os estudos, principalmente nos cursos de Agronomia, Veterinária e Engenharias Ambiental e Florestal do CAV Udesc, em Lages.
“O Colégio Agrícola é uma referência em todo o Sul do Brasil e um grande motivo de orgulho para a nossa região. O Governo do Estado sabe disso e faz questão de investir na infraestrutura dessa escola tão importante”, diz o secretário executivo da ADR Lages, João Alberto Duarte.

ADR de Lages/Gerência de Comunicação/Pablo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva