Segundo informações da Secretaria da Agricultura, o último foco de febre aftosa no Brasil foi registrado no final de 2005, teve início no Mato Grosso do Sul e se estendeu até o Paraná. Isso acarretou grandes prejuízos para Santa Catarina em função das restrições impostas pelos países importadores de carne suína.
A primeira decisão tomada na reunião para aplicação das medidas sanitárias preventivas foi a assinatura de Decreto estabelecendo situação de emergência sanitária em Santa Catarina. Na oportunidade, também ficou acertado que a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura disponibilizará 40 veículos para auxiliar na vigilância das barreiras sanitárias fixas e volantes, principalmente naquelas localizadas nas divisas com o Paraná e Argentina.
O Governador Raimundo Colombo destacou a importância de orientar a população para que não haja pânico. “Estamos em estado de alerta, vamos reforçar a atenção para as barreiras e para as medidas de sanidade animal”, afirmou. “A partir de agora estamos em alerta. Devemos agir como se a ameaça estivesse ao nosso lado para preservarmos o trabalho de mais de 20 anos da agricultura catarinense”, complementou.
Fonte: Ana Gabriela - Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva