sexta-feira, 23 de março de 2012

Lages é referência no tratamento da Tuberculose no estado

Durante toda a semana a Secretaria da Saúde de Lages desenvolveu por meio da Vigilância Epidemiológica, juntamente com as Unidades Básicas de Saúde diversas atividades educativas através de palestras e entrega de panfletos informativos em lembrança ao Dia Mundial da Tuberculose, comemorado neste sábado (24/03).
De acordo com a diretora da vigilância, Odila Waldrich uma das mais importantes ações foram as palestras e coleta de material para exame, direcionadas aos grupos de risco, como os tabagistas, alcoolistas e moradores de rua, por estarem em maior vulnerabilidade. “O objetivo destas ações é chamar atenção sobre a doença, abordando a prevenção e a importância do tratamento”, diz Odila.
Lages é destaque em Santa Catarina, por ter 100% de cobertura no tratamento diretamente observado (TDO), ou seja, todas as UBS’s, através da Estratégia Saúde da Família acompanham os portadores da tuberculose. No último dia 16, Lages recebeu cinco de seis certificados no controle da doença, se tornando referência no estado no tratamento da tuberculose.

Segundo Odila, hoje 18 casos são acompanhados na cidade e em média 100 exames são realizados por mês. Já o secretário municipal da Saúde, Paulo Duarte, para enfrentar a doença, a Secretaria da Saúde oferece gratuitamente serviços ao portador da doença através da Vigilância Epidemiológica e unidades de saúde, com visitas domiciliares, atendimento ambulatorial e medicamentoso.

Tuberculose:

A Tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch. É uma doença contagiosa, transmitida por via respiratória, atingindo principalmente os pulmões. A melhor maneira de evitar a tuberculose é o rápido diagnóstico e o tratamento, que leva pelo menos seis meses e não pode ser interrompido. O abandono do mesmo é a principal dificuldade para a cura da doença. Principais sintomas: tosse persistente por mais de três semanas, febre geralmente baixa no final da tarde, suor intenso, principalmente à noite, e perda de peso.

Texto: Elaine Silva - Secretaria da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva