
Há quatro anos, ele instalou oprimeiro biodigestor anaeróbico em sua casa, na localidade de Toca da Onça, nointerior do Cerrito. O aparelho recicla lixo orgânico doméstico como cascas defrutas, legumes, restos de verduras, podas de jardim e os dejetos do banheiro, oque constitui a matéria-prima para a produção do biogás.
O modelo já é utilizado no Oriente,mas precisou ser adaptado para o clima da Região Serrana. Reimann gastou aproximadamentequatro mil reais para construir o biodigestor, que fornece biogás diariamentepara preparar as refeições da família.
Saiba como funciona o biodigestor
O primeiro passo é a colocação dolixo orgânico e água no alimentador do biodigestor. A produção do Biogás ocorreatravés da fermentação, onde são destruídos os microorganismos causadores dedoenças, presentes no lixo, o que torna o processo importante como tratamentosanitário. O gás metano e o adubo são produtos resultantes deste processo. Emseguida, o metano é encanado para alimentar um gerador ou aquecedor. Já assobras são utilizadas como fertilizantes. Ou seja: quanto mais lixo orgânico,maior será a produção do gás.
Para Reimann, o projeto pode ser implantadonas escolas, que produz diariamente um grande volume de lixo orgânico. “Aimplantação deste sistema irá contribuir no aspecto ambiental, na diminuição daquantidade de esgoto na rede, na redução da quantidade de lixo orgânico a sertransportado para o aterro sanitário e vai gerar economia em longo prazo, jáque o município não vai precisar adquirir o gás de cozinha”, explicou oprofessor. Outro benefício é que durante a queima do biogás no fogão, a chamaproduzida não escurece as panelas e não apresenta cheiro. Também polui menosque o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o popular gás de cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva