“Nós confiamos muito nesta nova equipe de gestão e acreditamos que a saúde em Lages vai melhorar, pois é a primeira vez que o poder público vem ao bairro para ouvir nossos problemas”. - Djalma de Oliveira.
A primeira reunião da nova gestão da Saúde junto à comunidade aconteceu na noite desta terça-feira (29), no bairro Habitação, para debater e apontar solução quanto as filas da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. Cerca de 150 pessoas estiveram na sede da Associação de Moradores. Reuniões como esta serão feitas em todos os bairros de Lages, para que haja uma aproximação entre o poder público e a comunidade.
Para a secretária da Saúde, Cristina Subtil, ver de perto a situação das pessoas é a melhor forma de entender o problema e solucioná-lo. “É extremamente importante esta interação, uma vez que a base do governo Elizeu Mattos é a humanização no tratamento das pessoas e, para que isso aconteça, é preciso acompanhar de perto a real situação da saúde nos bairros”, afirmou Cristina.
Na reunião foram apontados os problemas encontrados na UBS, sendo as constantes filas para as fichas de consulta o maior deles. De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Airton de Oliveira, as fichas para consulta são entregues somente às segundas-feiras, e não atende toda a demanda. “Essa forma de trabalho vem sendo praticada há muito tempo; é preciso que a entrega de fichas seja feita diariamente”, solicitou.
Solução será apontada em 15 dias
Várias alternativas foram apontadas e a partir desta reunião, as equipes da Secretaria da Saúde e daquela unidade farão um estudo sobre as formas de resolver o problema e, dentro de 15 dias, levará a solução à comunidade. “Neste primeiro mês de gestão trabalhamos para organizar a saúde em Lages, que se encontrava no meio do caos, e a partir de agora faremos reuniões com a população, para resolver os problemas nas Unidades Básicas”, disse a secretária Cristina Subtil.
Para a maioria dos moradores, o ideal é que a entrega das fichas seja realizada todos os dias, mesmo com uma cota reduzida; eles acreditam que desta forma o atendimento será mais ágil. “Nós confiamos muito nesta nova equipe de gestão e acreditamos que a saúde em Lages vai melhorar, pois é a primeira vez que o poder público vem ao bairro para ouvir nossos problemas”, afirmou o morador Djalma de Oliveira.
Quanto ao atendimento, a comunidade não tem o que reclamar. “Sempre fui muito bem atendido; esta nova equipe que trabalha no nosso bairro está fazendo a saúde ir para frente e o que precisamos mesmo é que esta fila deixe de existir, daí tudo se encaminha”, ressaltou o morador Aderbal Mendes Ouriques.
Foto: Toninho Vieira
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