Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Governador assina contrato para levar gás natural à Serra Catarinense

  O governador Raimundo Colombo e o presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, assinaram nesta quinta-feira, 11, a contratação dos serviços para execução da terceira fase do Projeto Serra Catarinense de distribuição de gás. As obras de instalação de 38 quilômetros de dutos, estimadas em R$ 48 milhões levarão gás natural de Ibirama a Rio do Sul, passando por Lontras. “É uma obra com impacto muito grande na economia e na competitividade da região. Realmente uma grande conquista. Uma histórica conquista para o desenvolvimento de toda região”, disse Colombo.
  Os contratos são para a montagem e aquisição de dutos com o objetivo de ampliar a rede de distribuição de gás natural nos municípios de Ibirama, Lontras e Rio do Sul. Essa obra faz parte da Fase 3 do Projeto que pretende levar gás natural à Serra Catarinense. “Esse é nosso desejo traduzido em ação de interiorizar e democratizar a oferta do gás natural naquela Região. Sabemos que esse produto contribui muito para o desenvolvimento do nosso Estado”, comentou Polêse.
Essa nova fase será dividida em duas frentes de obras que serão conduzidas simultaneamente, com prazo de execução de dois anos. O primeiro lote compreende o trecho de 15,8 quilômetros ligando os municípios de Ibirama e Lontras. Já o segundo trecho da rede vai de Lontras a Rio do Sul em uma extensão de 21,5 quilômetros. Para a execução das obras será utilizada a tubulação industrial em aço de carbono de alta resistência para gasodutos.
  O Projeto Serra Catarinense teve sua primeira fase de Indaial a Ascurra já executada e está na sua segunda fase, implantando a rede entre Ascurra e Ibirama. A previsão para conclusão desse trecho é até junho deste ano. A terceira fase, considerada a maior do gênero em execução no Brasil, levará gás natural de Indaial até Lages. Serão construídos ao todo, 230 quilômetros de rede com investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões.
  “As regiões que estão crescendo são aquelas com competitividade. O custo da energia hoje é um grave problema para a produção brasileira. A região que não tiver gás fica marginalizada”, explicou Raimundo Colombo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva