Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mais de 450 jovens acompanham o mundo da tecnologia em workshop na Acil



O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, falou da necessidade crescente de aperfeiçoamento profissional, até porque a competitividade por boas vagas com bons salários é grande

A noite desta quinta-feira (11) ficará na memória de mais de 450 jovens entre 16 e 18 anos que “viajaram” pelo universo da tecnologia, assunto íntimo do seu cotidiano, durante o workshop “Na Serra TEM TECNOLOGIA”, promovido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil) e Parque Órion, apoiado pela Prefeitura de Lages.
No evento foram ministradas dez palestras, divulgados os cursos de 14 instituições, disponibilizadas ilhas para demonstração das profissões de TI (programador e tester), sorteados um kit de tecnologia, duas licenças para Windows, um curso de webdesign,  um tablet e ingressos para simulador de Fórmula 1. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, salientou aos jovens a necessidade crescente de aperfeiçoamento profissional, até porque a competitividade por boas vagas com bons salários é grande.
Conforme ele, os jovens, interligados nas novidades tecnológicas, não podem perder as oportunidades que estão surgindo na cidade. “E o Parque Órion irá suprir suas expectativas”, garantiu. Athos Rodrigo de Moraes Branco, da  Plongez Tecnologia, palestrou com o tema “Motivando a Tecnologia” e apresentou detalhes sobre os grandes nomes da informática, como Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple Inc.).

Lages e mundo da tecnologia

Em âmbito local, Athos demonstrou o case da Plongez, que iniciou em Lages em 1993. Hoje atua em sistemas, automação comercial e mergulho, desenvolvendo o Dive Control, o primeiro software de mergulho do Brasil. Até 2015, segundo a Associação Catarinense de Empreesas de Tecnologia (Acates), estarão abertas 11.770 vagas de emprego no setor de TI em Santa Catarina. Para o Sindicato dos Profissionais de TI, a previsão é de que o segmento cresça 400% nos próximos dez anos.
O diretor da NDDigital, de softwares, Valmir Tortelli, explica que em 2013, em Lages, devem ser abertas 230 vagas de TI e divulgou que a Flex Contact irá abrir mais 600 vagas esse ano, enquanto Lages receberá mais um empresa de TI, a Softplan. Segundo a Microsoft, até 2015 haverá mais de 15 milhões de vagas em TI no mundo. “É preciso compreender que o valor não está na máquina, e sim, a capacidade e habilidade humana. Todos terão oportunidades, basta aproveitá-las e correr atrás da especialização e competitividade”, alertou Tortelli.

Parque Órion: um amplo e moderno conceito de TI na Serra

A coordenadora do Núcleo de TI, Nelissa Gevaerd Colossi Branco, comenta que o workshop foi divulgado em 30 escolas estaduais, para alunos do 3º ano do ensino médio. Ela abordou o Parque Órion, o complexo que será instalado em uma área com 94 mil metros quadrados no bairro São Francisco, voltado a hospedar empresas e instituições de ensino tecnológico, que teve seu edital de licitação para as obras do prédio principal lançado sábado (6) pelo prefeito Elizeu Mattos e o governador Raimundo Colombo. Esse edifício irá possuir 4 mil metros quadrados.
Nelissa explica que o Órion pretende incentivar o setor produtivo, a utilização de novas tecnologias e inovação, nas áreas de TI e biotecnologia, levando-se em conta a Tríplice Hélice: Poder Público, setor do conhecimento e empresas privadas. Já está confirmada a instalação de quatro empresas: Plongez, NDDigital, Flex Contact e Senac TI (ensino superior). “Além desses, há outros quatro prédios em negociação”, avisa Nelissa.
A estudante do 3º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Godolfin Nunes de Sousa, Gislaine Andrade da Rosa, 16 anos, procura estar sempre antenada às novidades tecnológicas de comunicação, como celulares e redes sociais, sempre atualizando seu perfil no Facebook. Ela assistiu às palestras sem tirar o celular e o fone de ouvido das mãos. “Tenho celular desde os 12 anos. Já troquei três vezes de modelo. Uso a internet e mando muitos torpedos. Além do telefone, gosto de videogame, jogos de luta”, destaca. E sobre a inserção de sua geração no mundo tecnológico, ela é diz: “A tecnologia está envolvida em tudo e se não soubermos um pouco de tudo iremos ficar para trás”, finaliza.

Fotos: Daniele Mendes de Melo
Legenda: No evento foram ministradas dez palestras e divulgados os cursos de 14 instituições
________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva