Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Projeto Ciranda alcançará 33 bairros agora em maio

As aulas ocorrem uma vez por semana no período de três horas. Cada monitora será responsável por cinco grupos de trabalho

Mais 13 grupos serão inseridos ao Projeto Ciranda no mês de junho deste ano. São grupos de mulheres já organizadas e residentes nos bairros Itapuã, Vila Comboni, Vila Mariza, Gralha Azul, Guadalajara, Popular, São Luiz, Bom Jesus, Caravágio, Brusque, Frei Rogério, São Sebastião, Tributo, Várzea e Copacabana, e nos loteamentos Nadir, Cristal e Morada do Sol. É desenvolvido através da Diretoria de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Lages e tem como objetivo integrar a comunidade por meio de cursos de artesanato.
Iniciado em janeiro deste ano, o projeto já está funcionando em 20 bairros, devendo passar para 33 em maio, logo que termine a Festa Nacional do Pinhão, sendo que até junho atingirá o número de 40 bairros e loteamentos. “Nossa meta é de que o Ciranda seja levado para todos os bairros e loteamentos até o final do ano”, explica a diretoria de Inclusão Produtiva, Rosa Abou Hatem.
A ideia é reunir as mulheres em torno de objetivos comuns, compreendendo as atividades produtivas (artesanato) e palestras multidisciplinares com temas educacionais, voltados para o dia a dia das pessoas, ao relacionamento conjugal e familiar, por exemplo. As aulas ocorrem uma vez por semana no período de três horas. Cada monitora é responsável por cinco grupos de trabalho. A primeira-dama do município, Cristiane Garcez, faz parte da equipe coordenadora do Ciranda, participando das reuniões preparatórias e das atividades educacionais, recreativas e interativas.

Cursos ministrados

Os cursos são variados, entre eles o de patchwork, biscuit, tricô, pintura em tecido, costura industrial e artesanato em geral (fuxico, bando, trilhos de mesa, peças em fita tuza). O incentivo às cursistas não se limita apenas à fase de aprendizado, mas sobretudo durante o processo produtivo, com incentivo e promoção de feiras e postos de venda de artesanato, entre eles a Casa do Artesão, no pátio da Fundação Cultural de Lages. As peças produzidas também serão vendidas no Pavilhão Artesanato durante os dez dias da Festa do Pinhão, de 24 de maio a 2 de junho.
Propiciar um ambiente seguro, acolhedor, dinâmico e criativo que possibilite a aluna desenvolver habilidades, potencialidades e estimular sua autonomia para que possa tornar-se agente das suas próprias mudanças faz parte do objetivo geral. “Buscamos criar um clima alegre, descontraído, de sorrisos, como se todas as mulheres voltassem ao tempo das ‘cirandas de crianças’”, comenta Rosa.

Foto: Toninho Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva