Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Propostas para o Plano dos Direitos da Criança e do Adolescente são apresentadas em Lages

As propostas da região de Lages para a elaboração do Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foram apresentadas na tarde desta quinta-feira, 27, durante o 2º Encontro dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Sesc – Pousada Rural, em Lages.
Dentre as proposições, estão o fortalecimento dos conselhos de direito e tutelares num programa de capacitação articulado com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e associações de municípios com a implantação da escola de conselhos; a criação de protocolo de atendimento nos municípios; a criação de mecanismos de participação de crianças e adolescentes na elaboração do plano; e plebiscito eletrônico – consulta pública sobre os temas relacionados às crianças e adolescentes.
Outros quatro encontros estão previstos para este ano: em Chapecó, Joinville, Forquilhinha e Balneário Camboriú. O primeiro foi realizado em Florianópolis. Destes encontros também sairão propostas para a construção do plano. Os encontros são financiados com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) estadual de acordo com o Plano de Ação e Aplicação de recursos do fundo em 2013.
Durante a abertura do evento, realizada na manhã desta quinta-feira, 27, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destacou que, por meio destes encontros, o governo do Estado junto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) está cumprindo uma das deliberações da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que é a de construir o Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
 
“É importante que seja construído com a participação de todos, de forma intersetorial, para que possamos juntos elaborar um plano que atenda às necessidades de crianças e adolescentes, que integram as famílias e que construirão suas próprias famílias no futuro”, destacou o secretário.
O secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages, Gabriel Ribeiro, reforçou que encontros como este contribuem para o fortalecimento das ações voltadas para as crianças e adolescentes. “A discussão é fundamental para que possamos avançar na construção do plano”, afirmou.
A coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Iza Maria do Rosário Andrade ressaltou que a participação de todos vai assegurar que o plano seja elaborado com responsabilidade e que garanta efetivamente os direitos das crianças e dos adolescentes. “Com a articulação de todos os envolvidos, vamos fortalecer o sistema que atende o público infanto juvenil catarinense”, completou.
Participaram ainda do encontro o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), padre Edilson Sousa; o secretário municipal de Assisstência Social de Lages, José Amarildo de Farias; técnicos das áreas de assistência social, psicologia, polícia civil; conselhos de direitos, conselhos tutelares e outros atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva